ESPORTES

Prévia: França x Holanda – previsão, notícias da equipe, escalações

Três meses depois de perder a final da Copa do Mundo de 2022, a França recebe a Holanda no Stade de France para sua primeira partida de qualificação para a Euro 2024 na sexta-feira.

Os dois gigantes europeus vão lutar pelo primeiro lugar do Grupo B, a que se juntam Grécia, República da Irlanda e Gibraltar.

A França entrou na final da Copa do Mundo de 2022 no Catar buscando se tornar apenas a terceira nação da história, depois da Itália e do Brasil, a conquistar títulos consecutivos após o triunfo na Rússia quatro anos antes.

 

 

O vencedor da Chuteira de Ouro Kylian Mbappé pode ter marcado um excelente hat-trick – apenas o segundo na história da final da Copa do Mundo – para ajudar a resgatar um empate 3-3 em 120 minutos fascinantes, mas os Les Bleus acabaram perdendo nos pênaltis, com a Argentina vencendo 4-2 para se tornarem campeões pela primeira vez em 36 anos.

Apesar da mágoa na final da Copa do Mundo, o técnico Didier Deschamps renovou seu contrato até 2026 e tem a tarefa de reconstruir um time francês misturado com rostos novos e estrelas conhecidas que podem continuar a competir em todas as frentes.

A França, classificada em terceiro lugar no ranking mundial pela FIFA, atrás de Brasil e Argentina, não vence o Campeonato Europeu desde 2000, mas ostenta um forte histórico nas eliminatórias, pois perdeu apenas uma das últimas 19 partidas, com um placar de 2 a 0. derrota fora de casa contra a Turquia em junho de 2019, a única mancha em seu caderno durante esta corrida.

No entanto, os Les Bleus sofreram duas derrotas em casa em três partidas oficiais no ano passado, perdendo para Dinamarca e Croácia em junho, durante uma campanha nada assombrosa na Liga das Nações, na qual terminaram em terceiro e evitaram por pouco o rebaixamento da Liga A.

Ansiosos para se recuperar de seus recentes contratempos, Deschamps e companhia imaginam suas chances de avançar no grupo de qualificação para a Euro 2024 e, embora garantir o primeiro lugar sobre a Holanda não seja garantido, uma sequência de cinco vitórias em seus últimos seis encontros com o Oranje é um bom presságio para a competição de sexta-feira.

A seleção holandesa de Louis van Gaal foi considerada azarão por muitos antes da Copa do Mundo de 2022, mas sofreu o mesmo destino da França, embora no início do torneio, pois foi derrotada pela eventual vencedora Argentina nas quartas-de-final.

Dois gols dramáticos de Wout Weghorst viram a seleção laranja vir de dois gols para salvar um empate de 2 a 2 em 90 minutos, e a disputa acirrada acabou sendo decidida nos pênaltis, com Virgil van Dijk e Steven Berghuis perdendo de 12 jardas em um 4 -3 derrota nos pênaltis.

A terceira passagem de Van Gaal pelo comando chegou ao fim, com Ronald Koeman assumindo o comando pela segunda vez após uma passagem de dois anos entre 2018 e 2020, na qual venceu 11 de seus 20 jogos no banco.

Koeman, que jogou pela seleção por 78 partidas pela seleção, prometeu implementar uma marca de futebol “atraente e ofensiva” como técnico da Holanda, após críticas de alguns segmentos da mídia holandesa pela filosofia defensiva de seu antecessor, e espera para ressuscitar sua própria carreira gerencial após um período desastroso de 14 meses no comando do Barcelona, que terminou em outubro de 2021.

A seleção laranja – que somava uma impressionante série de 19 jogos sem perder em todas as competições antes de sua derrota nos pênaltis para a Argentina – entra na pausa internacional deste mês depois de experimentar uma fase mista nas eliminatórias da Eurocopa, vencendo 10, empatando duas e perdendo sete de suas últimas 19 partidas em um período de 12 anos.

No entanto, Koeman venceu seis de suas oito eliminatórias para a Euro durante sua primeira passagem pelo cargo, e o técnico de 60 anos levou os holandeses à vitória na última vez que enfrentaram a França, adversária de sexta-feira, com gols de Georginio Wijnaldum e Quincy Promes garantindo uma vitória em casa por 2 a 0 na Liga das Nações de 2018-19.