Documentário conta trajetória do guardião da história de Cajazeiras

porpjbarreto

Documentário conta trajetória do guardião da história de Cajazeiras

“Aguinaldo Rolim, o guardião das histórias de Cajazeiras”. Este é o título do documentário aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é do cineasta Janduy Acendino Cassemiro de Assis.

O objetivo geral do projeto é homenagear Aguinaldo Rolim em vida, através de um documentário que mostrará sua trajetória ao longo do tempo de preservar um riquíssimo acervo histórico da cidade de Cajazeiras, detalhando onde ele guarda, qual importância da preservação de tantos arquivos, qual o sentimento de ser um dos únicos a ter tantos arquivos de pessoas importantes da cidade de Cajazeiras, seja na religião, na cultura ou na política.

Será um documentário de curta metragem, formato HD, tamanho 1920×1080, sobre o professor e pesquisador Aguinaldo Rolim. O documentário pretende mostrar a relação e o cuidado com o que mesmo guarda e preserva fotos, documentos e vídeos históricos da cidade de Cajazeiras.

A justificativa lembra que Aguinaldo Rolim é detentor, há décadas, do maior arquivo histórico da cidade, numa espécie de guardião de vários documentos escritos à mão, datilografados, impressos, fotos, vídeos e outros arquivos. Aguinaldo já produziu diversos documentários e realiza edições históricas de revistas e jornais locais, relembrando fatos marcantes da terra do Padre Rolim. O período de realização do documentário vai de maio a outubro deste ano.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/201X.

Secom-Cz

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta