Fuminc 2018/2019: Cine Açude Grande chega a terceira edição consolidado na cena cultural

porpjbarreto

Fuminc 2018/2019: Cine Açude Grande chega a terceira edição consolidado na cena cultural

Já consolidado no calendário cultural da Paraíba, o Cine Açude Grande terá, este ano, mais uma edição, cujo projeto foi também aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Veruza Rolim Guedes.

O III Cine Açude Grande será realizado entre os dias 21 a 23 de agosto, oferecendo gratuitamente para a população de Cajazeiras e região oficinas, debates, sessões ao ar livre e sessões destinadas ao público infanto-juvenil nas escolas públicas municipais.

A estimativa de exibição é de 40 filmes de curta-metragem realizados na Paraíba e também produções nacionais. A proposta é democratizar o acesso a filmes de produções regionais e nacionais, por meio de sessões realizadas em Cajazeiras. A população terá a oportunidade de assistir gratuitamente aos mais recentes filmes brasileiros e paraibanos que não circulam nas grandes mídias nacionais, bem como a participação em oficinas e fóruns sobre audiovisual e sua difusão no estado.

As primeiras edições do Cine Açude Grande conseguiram atingir um número significativo de pessoas através de inscrições para as diversas oficinas oferecidas gratuitamente. Também atingiram, direta e indiretamente, por volta de 700 pessoas em mostras competitivas de filmes que aconteceram em diversos locais da cidade. A homenageada nesta edição é Virgínia Gualberto.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.

Secom-Cz

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta