Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios se reúne com ministro da Justiça

porpjbarreto

Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios se reúne com ministro da Justiça

A Comissão Permanente Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, presidida pelo procurador de Justiça Valberto Lira, se reuniu nesta segunda-feira (08/07), em Brasília, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para discutir ações que podem ser implementadas em nível nacional.

Na reunião, os membros da comissão entregaram ao ministro Sérgio Moro um expediente com sugestões de medidas a serem implementadas. O ministro afirmou que vai designar um técnico do ministério para ser o interlocutor com a comissão.

De acordo com o procurador Valberto Lira, entre as medidas está a formatação de um cadastro nacional de todas as torcidas organizadas vinculadas aos clubes brasileiros e de torcedores envolvidos em atos de violência e nos estádios e com facções criminosas.

Ainda conforme o procurador, é necessário criar um protocolo nacional para monitoramento eletrônico eficiente da segurança nos estádios de futebol do país, inclusive para captura de torcedores impedidos e foragidos da Justiça.

Valberto Lira destacou que esse avanços vão exigir interlocução entre órgãos de segurança dos diferentes entes federados, com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e com os membros da Comissão Permanente.

“É relevante a perspectiva de estabelecimento, em nível nacional, de um padrão de segurança nos grandes eventos esportivos, especialmente no estabelecimento de diretrizes a serem contempladas pelos organizadores das competições e pelos clubes de futebol”, enfatizou o procurador.

A Comissão Permanente Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios é vinculada ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), e reúne membros do Ministério Público brasileiro em torno das discussões decorrentes das diretrizes de segurança, de proteção e defesa do torcedor presentes no Estatuto do Torcedor.

Assessoria de Imprensa – MPPB

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta