Maternidade de Patos e Complexo Hospitalar Dr. Janduhy Carneiro abrem campanha Outubro Rosa

porAutor

Maternidade de Patos e Complexo Hospitalar Dr. Janduhy Carneiro abrem campanha Outubro Rosa

A abertura das ações do Outubro Rosa da Maternidade Dr. Peregrino Filho e do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) aconteceu na manhã da última segunda-feira (01), na frente do prédio do Hospital do Bem, que integra o Complexo. A solenidade contou com a participação da Banda Marcial da Prefeitura, que abrilhantou o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e do Outubro Rosa, pelo gerente da 6ª Regional de Saúde, Leudo Farias, pelo diretor da Maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Junior, pela diretora do Complexo, Liliane Sena, e pelo secretário de Saúde de Patos, Wendel Lima, que representou o prefeito do município, Bonifácio Rocha, na ocasião. Houve ainda a participação de representantes do grupo Amigas Viva a Vida e de funcionários das unidades de saúde.

Quem prestigiou a solenidade pôde ainda participar de um coffee break que foi montado na recepção do Hospital do Bem para convidados, pacientes e funcionários das unidades que integram a rede estadual de saúde. O diretor geral da Maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, lembra a importância da campanha. “Essa ação que acontece todo mês de outubro é uma iniciativa muito oportuna, porque ela consegue uma maior mobilização para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, estimulando a realização de exames que podem identificar a doença ainda em seu estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores”, destaca o médico.

A diretora do Complexo, Liliane Sena, destaca que o Hospital do Bem também se engajará nas ações do Outubro Rosa para chamar atenção da importância da prevenção. “Vamos realizar ações educativas no Complexo com nossos funcionários, principalmente as mulheres, para reforçar que o câncer de mama quando identificado em seu estágio inicial tem 95% de chances de cura, daí ser fundamental a mulher fazer o autoexame e também os exames que identificam nódulos ou qualquer anomalia nos seios”, observou Liliane. O Hospital do Bem é referência para casos de câncer de mama e colo de útero, além de próstata e pele.

A programação do Outubro Rosa da Maternidade e do Complexo inclui ainda a realização de palestras internas com pacientes, visitantes e funcionários sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama. A Maternidade disponibilizará exames de mamografia e citológico para funcionárias e para parentes. Cada colaborador poderá indicar uma parente para fazer os exames que precisam ser agendados previamente no NECE da Maternidade. Os exames de Mamografia serão realizados nos dias 08, 15, 22 e 29 deste mês, enquanto os citológicos acontecerão nos dias 18 e 19, pela manhã e à tarde. Poderão marcar a mamografia funcionárias com idade a partir de 39 anos. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, o acesso será a partir de 35 anos.

Vale lembrar que, independente do Outubro Rosa, a Maternidade de Patos atende regularmente pacientes encaminhadas pelos Programas de Saúde da Família (PSFs) na realização de mamografia e citológicos. A Maternidade é referência no atendimento à mulher para mais de 60 municípios paraibanos, inclusive em gravidez de alto risco, e o Hospital do Bem é referência para mais de 80 municípios, para quatro tipos de câncer.

Assessoria

Sobre o Autor

Autor editor

Deixe uma resposta