Amigos de Adriano fazem apelo para que sociedade apoie campanha solidária que busca resgatar social e afetivamente o ex-morador de rua

porAutor

Amigos de Adriano fazem apelo para que sociedade apoie campanha solidária que busca resgatar social e afetivamente o ex-morador de rua

Adriano Teixeira Lima, popularmente conhecido como ‘João de Deus’, está morando provisoriamente no Lar de Idosos, no bairro Monte Castelo, desde o último dia 23, e sendo acompanhado pelo CAPs II, conforme ficou acordado com a Promotoria de Justiça de Patos, sob mediação do Promotor, Elmar Alencar. Esse acompanhamento, que deverá ter avaliações quinzenais, deve perdurar por 45 dias e depois deste período, o destino de Adriano é incerto. Para assegurar que ele seja resgatado, social e afetivamente, crie vínculos com Patos, a cidade que o acolheu, um grupo de amigos, capitaneados pela representante comercial, Luciana Pereira, lançou hoje (26), a campanha solidária, denominada “Dê uma mão para nosso João”.

O objetivo da campanha, explica Luciana, é assegurar todo o aparato necessário para que Adriano resgate sua cidadania, a alegria de viver e possa ser reinserido na sociedade como um cidadão. “Adriano não tem renda, não tem emprego, precisa de acompanhamento psicológico e psiquiátrico para lhe ajudar a superar vários traumas, inclusive o da amputação que teve que ser submetido, sua família é muito carente e não tem condições de ajudá-lo, enfim, é uma pessoa solitária, que precisa de ajuda para tudo e eu e algumas pessoas estamos imbuídos deste propósito de dar a mão a ele, de ajudá-lo  a reerguer-se, de mostrar a ele que ele não está mais só”, reitera Luciana.

A campanha tem vários focos. Primeiro arrumar um local, casa ou apartamento onde ele residirá quando sair do Lar do Idoso. Conseguido isso, precisa-se dotar esse espaço com itens básicos que garantam sua permanência, a exemplo de fogão, geladeira, mesa, cadeiras, utensílios de cozinha, cama, mesa e banho, alimentação, etc. Os itens, explica Luciana, não precisam ser novos, basta estarem em perfeitas condições de uso. A cama, um colchão e um ventilador novos já foram conseguidos, respectivamente, com doações das lojas G. Franklin Móveis e Franklin Móveis, dos empresários Josa e Maria e João Carvalho e do empresário Gervásio Leite, das lojas Rei dos Parafusos.

Quem quiser contribuir com a campanha solidária pode ligar para Luciana, no número 98692-9629. Roupas, remédios, materiais de higiene pessoal, um emprego, um psicólogo e um psiquiatra que se disponham a acompanha-lo sistematicamente e gratuitamente, um dentista para realizar um tratamento dentário, alguém que o leve para passear, que vá conversar com ele, enfim, toda ajuda será muito bem-vinda.  “A proposta é formar uma grande corrente solidária para dar uma oportunidade de Adriano ser resgatado sócio e afetivamente. Ele é uma pessoa muito sofrida, que nunca teve afeto, aconchego, amigos, uma estrutura familiar, sempre se virou sozinho, é um ser humano embrutecido pela vida dura e solitária, mas que tem um olhar sensível, de um apelo sentimental sem explicação e que precisa de apoio para voltar a acreditar que a vida vale a pena, que apesar das inúmeras tristezas que viveu, ainda tem direito de voltar a sorrir”, finaliza Luciana.

Ascom

Sobre o Autor

Autor editor

Deixe uma resposta