Cursos ofertados pelo CRAS mudam a realidade de pessoas que precisam de uma renda extra para sustentar sua família

porpjbarreto

Cursos ofertados pelo CRAS mudam a realidade de pessoas que precisam de uma renda extra para sustentar sua família

A necessidade de aumentar a renda familiar ou mesmo possuir meios para sustentar as despesas da casa é o que faz muita gente procurar capacitações ou cursos de aperfeiçoamento. Essa foi a realidade sentida no curso profissionalizante de Chocolate e Doces Finos ofertado pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Soledade em parceria com o SENAC, encerrado na última quinta-feira (05). A boa notícia é que o curso já rende dividendos para os alunos, tanto que boa parte das 20 pessoas que concluíram o curso de Doces Finos já está vendendo seus produtos e tirando uma renda com eles.

É o caso da dona de casa Janileide dos Santos, que quando soube das inscrições para o curso não perdeu tempo para se profissionalizar. Hoje, ela comercializa dindins gourmet e é um sucesso. “Os cursos dessa parceria do CRAS com o SENAC são muito ricos. Então, quando abriram inscrições eu fui logo. Esse é um sonho que realizei. Hoje sou orgulhosa de dizer que sou uma profissional. Essa foi uma oportunidade incrível. Já comercializo meus dindins gourmet e tenho uma forma de aumentar minha renda. Sempre digo que sabedoria é você colocar em prática o que sabe. Neste caso, estou realizada”, comemora ela, agradecendo a iniciativa e oportunidade que teve com a capacitação.

Para a secretária da SETAS – Secretária do Trabalho e Assistência Social de Soledade, Janaína Barros, essa é uma vitória para o município, que está conseguindo atender a uma necessidade de sua população. “Isso é sensacional. Estamos vendo muitas pessoas que passaram por cursos no CRAS marcando a gente em publicações nas redes sociais agradecendo a oportunidade de capacitação, aprendizado, desenvolvimento. Estamos muito felizes com isso porque observamos que o que falta é oportunidade de se qualificar. Vontade as pessoas têm demais. E fico feliz porque é gente que está conseguindo gerar seu sustento sem ter que pedir favor a ninguém, resgatando também a sua autoestima”, afirmou Janaína.

Limpeza de Pele e outros cursos

Nesta terça-feira (10) o CRAS abriu inscrições para outro curso que será realizado em parceria com o SENAC. Trata-se do curso de Limpeza de Pele que terá 25 vagas. O início do curso está previsto para acontecer no próximo dia 18 de setembro. Para participar, o interessado deve ter como pré-requisito a idade mínima de 18 anos, ter o ensino médio completo ou já ser profissional da área.

A coordenadora do CRAS, Josefa Martins, explicou o Centro sempre está ofertando também oficinas como a de Biscuit, Auxiliar de Cabeleireiros, Laços e Fitas, Tapeçaria e Pintura em Tecidos. “Os cursos que ainda têm vagas, continuam com inscrições abertas até formar as turmas”, disse Josefa. Quem se interessar deve procurar o CRAS. As inscrições são feitas na sede da instituição.

Assessoria de Imprensa – PMS

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta