SETAS participa de reunião com governo do estado para criação do Conselho da Juventude em Soledade

porpjbarreto

SETAS participa de reunião com governo do estado para criação do Conselho da Juventude em Soledade

Pensando em estimular a participação da juventude nos diversos canais de participação existentes na cidade e oferecer um olhar diferenciado ao jovem, através da promoção de políticas públicas destinada a esse público, a Secretária de Trabalho e Assistência Social (SETAS), de Soledade, Janaína Barros, esteve reunida, nesta segunda-feira (12), com representantes da Secretaria Executiva da Juventude – Sejel na Vila Olímpica de João Pessoa. Na pauta esteve a constituição de um Conselho da Juventude em Soledade e em diversos municípios paraibanos. O encontro fez parte da agenda de lançamento do Mês da Juventude, feito pelo Governador João Azevedo, também nesta segunda-feira.

Durante o encontro foram tratados temas relativos à criação dos Conselhos, tais como suas atribuições, a exemplo de formular e diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, e normas, como a sua representação municipal, estadual e nacional. Segundo Janaina Barros, secretária da Secretaria de Assistência Social de Soledade (SETAS), a proposta do governo do estado de implantação do Conselho foi muito bem recebida e deve se tornar realidade dentro em breve.

“A indicação de instituir o Conselho municipal está sendo levada a todos os municípios paraibanos durante este mês de agosto durante a programação do Mês da Juventude. Em setembro, a Sejel voltará a nos visitar para dar início à implantação do Conselho em Soledade”, comentou Janaína, satisfeita com a ideia. Ela acrescentou ainda que a Prefeitura está estudando uma forma de criar também a Coordenação da Juventude.

Participaram da reunião representando a Sejel, a gerente operacional de Articulação TerritorialDenise Miranda, e a gerente executiva de Políticas Públicas da Sejel, Rayza Miranda. De Soledade estiveram a secretária da SETAS, Janaína Barros, a secretária adjunta da SETAS, Surama Garcia, e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Josefa Martins.

Segundo o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em todo o Brasil existem apenas 105 conselhos municipais e estaduais mapeados em 2010 pela entidade. Eles são ligados ao Conjuve, que foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG/PR), e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).

Assessoria de Comunicação – PMS

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta