Arquivo anual 2019

porpjbarreto

Ao lado de Carlos Filho, Jeová revive tempo que estudou no Colégio Crispim Coelho e reitera importância da educação na transformação da vida das pessoas

Sorridente, fotografando com amigos, e pessoas que acompanharam o governador João Azevêdo, na manhã desta sexta-feira (20), na solenidade de entrega das obras de reforma e construção do ginásio da Escola Cidadã Integral Professor Crispim Coelho, na cidade de Cajazeiras, Jeová Campos chamou o jovem médico e pré-candidato a prefeito pelas oposições – Dr. Calos Filho para uma foto.

Aquele momento era apenas mais uma ação de destaque do governo paraibano. Mas, para o deputado estadual Jeová Campos (PSB) a ação teve também um outro significado já que a escola em questão foi um divisor de águas em sua vida. “Essa escola foi fundamental para a construção da minha identidade como advogado e professor e também para eu ter conquistado esse espaço de hoje como deputado estadual. Ela faz parte de minhas melhores lembranças”, disse o parlamentar, lembrando a importância da Educação como elemento fundamental na transformação da vida das pessoas.

Na época em que cursou o Ensino Médio na Crispim Coelho, Jeová conciliava sua vida de estudante, à noite, com a de vendedor de alho na feira, durante o dia, daí a origem de seu apelido ‘Rei do Alho’. “Eram tempos difíceis, de muita dificuldade, mas também de muita confiança de que dias melhores viriam. Sempre acreditei que a Educação mudaria minha história e abriria portas para que eu ampliasse meus horizontes e sou a prova viva de que isso é possível”, disse o deputado, que é filho de agricultores, mas que conseguiu expandir seu universo e mudar sua realidade, formar-se em Direito e passar num concurso para professor da UFCG e já está em seu terceiro mandado de deputado estadual.

“Fico muito feliz quando participo da inauguração de uma escola porque vislumbro que da mesma forma que eu fui capaz de mudar meu futuro, graças a Educação, qualquer um pode, basta ter oportunidade de estudar”, afirmou Jeová, que se encantou com as novas instalações da sua antiga escola que agora tem 12 salas de aula, Sala de Educação Física, Sala de Vídeo, Grêmio Estudantil, Diretoria, Secretaria, Arquivo, Biblioteca, Sala de Professores, Palco, Camarins Feminino /Masculino, Laboratórios de Informática e Ciências, Despensa, Cozinha, Bateria de Banheiros Masculino/Feminino/Professores e para PNE  e ainda ganhou um ginásio poliesportivo, com vestiários e quadra de areia.

Desde o dia 25 de janeiro deste ano, o colégio estadual passou a ser denominado Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio. A nova denominação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta data. A obra de reforma e construção do ginásio poliesportivo é uma antiga reivindicação da comunidade estudantil de Cajazeiras. “Essa obra era um sonho acalentado por muitos anos que agora virou realidade”, disse Jeová. Na escola, que tem capacidade para 960 alunos, o Governo do Estado investiu, aproximadamente, R$ 3 milhões.

Com Assessoria

porpjbarreto

Nove jogadores do Brasileirão são convocados para Pré-Olímpico

Seleção sub-23 vai disputar amistosos contra Venezuela e Japão

Após o anúncio dos convocados para a seleção principal do Brasil e para a seleção sub-17, a CBF também divulgou nesta manhã a lista de jogadores da seleção pré-olímpica (sub-23), que vão participar de amistosos contra Venezuela e Japão, nos dias 10 e 14 de outubro. As partidas valem como preparação para o torneio Pré-Olímpico, em janeiro do ano que vem,na Colômbia.

Dos 23 convocados pelo técnico Andre Jardine, nove integram as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro. É o caso do goleiro Cleiton (Atlético-MG); dos meias Bruno Guimarães (Athlético-PR), Allan (Fluminense) e Pedrinho (Corinthians); dos defensores Guga (Atlético-MG), Caio Henrique (Fluminense), Felipe Jonatan (Santos) e Bruno Fuchs (Internacional); e também do atacante Antony (São Paulo).

Confira a lista completa de selecionados:

GOLEIROS : Cleiton (Atlético-MG), Daniel Fuzato (Roma), e Ivan (Ponte Preta);

LATERAIS DIREITOS: Emerson (Betis), Guga (Atlético-MG);

LATERAIS ESQUERDOS: Caio Henrique (Fluminense), Felipe Jonatan ( Santos);

DEFENSORES: Bruno Fuchs (Internacional), Ibãnez (Atalanta), Luiz Felipe (Lazio), Lyanco (Torino);

MEIO-CAMPISTAS – Allan (Fluminense), Bruno Guimarães (Athletico-PR), Douglas Luiz (Aston Villa), Mauro Júnior (Heracles Almelo), Pedrinho (Corinthians), Wendel (Sporting);

ATACANTES: Antony (São Paulo), Malcom (Zenit), Matheus Cunha (Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen), Pedro (Fiorentina), Rodrygo (Real Madrid).

Os dois amistosos da seleção pré-olímpica serão realizados em Recife, em Pernambuco. No dia 10 de outrubro, às 21h30 (horário de Brasília), o Brasil encara a Venezuela, no Estádio dos Aflitos. O segundo amistoso será no dia 14 de outubro, contra o Japão, na Arena Pernambuco.

Agência Brasil/EBC

porpjbarreto

TAC prevê regularização de atendimento e mais transparência no Laureano

A Fundação Napoleão Laureado assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público Federal (MPF) e se comprometeu a adotar medidas emergenciais para regularizar o atendimento dos pacientes oncológicos usuários do SUS no Hospital Napoleão Laureano e providências capazes de garantir a máxima transparência na aplicação dos recursos arrecadados para a unidade hospitalar, que é referência no tratamento do câncer, na Paraíba.

O TAC foi assinado pela promotora de Justiça Adriana de França Campos, que atua na Promotoria de Fundações e Patrimônio Público da Capital; pelo procurador da República, José Guilherme Ferraz da Costa; pelo presidente da fundação, o médico Antônio Carneiro Arnaud, e seus advogados.

Dentre as medidas que deverão ser adotadas pela fundação está a criação de uma comissão auxiliar, formada por representantes dos conselhos regionais de Medicina, Contabilidade e Administração locais, que funcionará dentro do Hospital Napoleão Laureano para verificar problemas no serviço e identificar soluções, visando regularizar o seu funcionamento.

Essa comissão deverá realizar uma radiografia sobre a atual situação da unidade hospitalar e se reportar à Promotoria de Fundações e ao MPF. Para que o trabalho seja viabilizado, a presidência da fundação deverá disponibilizar à comissão auxiliar, no prazo de 48 horas (ressalvadas prorrogações justificadas), todos os documentos relativos à receita e contabilidade e outras informações necessárias.

O representante do Hospital Napoleão Laureano também se comprometeu a vincular, através do depósito em conta específica, novos recursos de transferências voluntárias decorrentes de convênios firmados e/ou que venham a ser firmados com o Estado da Paraíba e seus municípios com a finalidade de aquisição de medicamentos e ao pagamento dos fornecedores de medicamentos.

A fundação deverá providenciar ainda a divulgação da movimentação financeira do hospital, através de conta específica, visando garantir a máxima transparência da aplicação dos recursos arrecadados. O descumprimento do TAC implicará na aplicação de multa de R$ 20 mil.

Assessoria de Imprensa – MPPB

porpjbarreto

Assembleia Legislativa da Paraíba realiza visita técnica ao Eixo Leste da Transposição

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através do presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, o deputado Moacir Rodrigues, realizou, na última quinta-feira (19), uma visita técnica ao Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.

Ao lado do diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Alberto Gomes; do coordenador do Eixo Leste da Transposição, Tavares Neto; de empresários, engenheiros e lideranças locais; o parlamentar constatou in loco como está a situação do projeto e apurou denúncia realizada por moradores de Monteiro, de que o esgoto cruza a cidade e corre para o desemboque da Transposição.

“Acompanhamos a recuperação de 500 m do trecho 22 e constatamos pessoalmente a barragem de Cacimba Nova em Custódia em Pernambuco. As obras da Transposição estão a todo vapor, sendo necessária obras de manutenção e complementares”, resumiu o deputado.

A Assembleia também já realizou uma visita técnica às obras do Eixo Norte da Transposição. Uma caravana comandada pelo deputado Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água, foi até Cajazeiras no mês de março e seguiu para Salgueiro (PE), onde se reuniu com técnicos no escritório de representação do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Na ocasião também participaram da visita os deputados Galego Sousa e Moacir Rodrigues.

Assessoria de Imprensa – ALPB

porpjbarreto

Prefeito de Cajazeiras entrega duas novas ambulâncias ao SAMU e Secretaria Municipal de Saúde

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, realizou a manhã desta sexta-feira (20) a entrega de mais duas novas ambulâncias para atender à população, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outra para uso da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a presença da deputada estadual Dra. Paula Franssinete, uma das responsáveis pela aquisição dos veículos junto ao Ministério da Saúde, quando da sua passagem pela Secretaria Municipal de Saúde, ao lado do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, Zé Aldemir destacou o empenho dos dois para conquistas tão importantes para a saúde de Cajazeiras e da região polarizada por ela, como são as duas novas ambulâncias.

Estiveram também presentes à solenidade em frente à Prefeitura Municipal, além de pessoas da comunidade, várias autoridades, como o vice-prefeito Marcos Antônio Gomes (Marcos do Riacho do Meio), o secretário municipal de saúde Helano Segundo, demais secretários e auxiliares da administração, vereadores, imprensa, lideranças comunitárias e equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Samu.

Secom-Cz

porpjbarreto

20 de setembro é aniversário da Guerra dos Farrapos, em 1835

Música: “Milonga Para as Missões”, de Renato Borghetti

 

Produção e apresentação – Luiz Cláudio Canuto

Agência Rádio Câmara

porpjbarreto

Projeto de Lei de Jeová estadualiza estrada vicinal do Sítio Varzinha ao Distrito Bandarra em São João do Rio do Peixe

O Projeto de Lei 1.747/2018, de autoria do deputado estadual Jeová Campos (PSB), aprovado na sessão da última quarta-feira (18), por unanimidade, é um passo importante rumo a concretização de um antigo sonho das pessoas que moram no município de São João do Rio do Peixe ou nos sítios e distritos daquela região e utilizam a estrada vicinal, que inicia no entroncamento da BR-405, no Sitio Varzinha, e termina no Distrito de Bandarra. Isto porque, com a estadualização da estrada, a probabilidade que ela, em breve, seja pavimentada é muito grande.

“Essa estrada é uma via muito importante e quando for pavimentada vai beneficiar a população de muitas comunidades, haja vista que ela passa desde o entroncamento da BR-405, no Sitio Varzinha, em São João do Rio do Peixe, passando pelos Sítios Varzinha, Mundo Novo, Cachoeira da Moça, cruzando a Rodovia Estadual PB-391, em seguida passando pelos Sítios Água Branca, Engenho Velho, Açudinho e terminando no Distrito de Bandarra, ainda em São João do Rio do Peixe”, destaca o parlamentar.

O deputado autor do PL, que estadualiza a estrada em toda a sua extensão, lembra que com essa mudança, o governo estadual pode intervir nesta rodovia que cruza um conjunto significativo de sítios, que liga Cajazeiras a Uiraúna até o distrito de Bandarra, que é o maior de São João do Rio do Peixe que é, por sua vez, um dos maiores municípios em área territorial do estado da Paraíba. O PL segue agora para sanção do governador João Azevêdo.

Créditos (imagem/Google)

Assessoria de Imprensa

porpjbarreto

Jeová participa em Campina Grande de mais um ciclo de seminários do PB Rural Sustentável

Foi com o objetivo de conhecer as formas de acesso ao crédito rural que representantes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável; Organizações de Produtores Rurais (associações e cooperativas); e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) foram convidados pelo Governo do Estado para participar, na última quinta-feira (19), do 10º Seminário do Ciclo de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável. O evento que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, contou com a presença do deputado estadual, Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na ocasião, foram apresentadas as linhas crédito do Programa PB Rural Sustentável.

Segundo o parlamentar, os seminários têm promovido momentos importantes para o produtor que se preparar para um novo tempo da Agricultura Familiar na Paraíba “É sempre nesses encontros que discutimos ações mediante os problemas enfrentados pelos agricultores e já apresentamos a solução, seja em beneficio para abastecimento de água, seja em crédito rural para produção” comentou Jeová, confessando que tem visto o trabalho com muito otimismo. “É um programa que trata de uma nova agricultura da Paraíba, baseada na agroecologia, sem agrotóxico, que valoriza os trabalhadores da roça e que produz um alimento de qualidade para o homem da cidade. Parabenizo o Governador, o coordenador do Cooperar, o secretário Luiz Couto, e todos que estão envolvidos nesse trabalho que mudará o cenário produtivo neste setor”, disse Jeová.

“Eu tenho dito sempre que não tenho dúvidas que esse programa está desenhando um novo olhar sob a agricultura sustentável e familiar na Paraíba. Em breve, teremos resultados muito bons. Esse programa é um dos focos desse governo. Serão mais de 300 milhões investidos na agricultura. Esse programa é a maior conquista dos trabalhadores da roça no governo de João Azevedo”, concluiu o deputado, acompanhado pelo coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, em Campina Grande.

Durante o evento, estiveram presentes representantes e agricultores das cidades de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alcantil, Aroeiras, Boqueirão, Barra de São Miguel, Campina Grande, Cabaceiras, Fagundes, Gado Bravo, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Natuba, Olivedos, Puxinanã, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília e Umbuzeiro. Esses municípios estão localizados nas regiões do Cariri, Brejo, Curimataú e Borborema.

Os seminários do PB Rural são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar. Segundo informações do Governo do Estado, o projeto pode contemplar 222 municípios paraibanos da zona rural ou que vivam em pequenos aglomerados urbanos com até 2,5 mil habitantes dando, primeiro, acesso a melhores condições de vida e dignidade aos agricultores familiares do Estado. A expectativa é investir R$ 320 milhões, sendo R$ 200 milhões do Banco Mundial e R$ 120 milhões com contrapartida do governo estadual, beneficiando mais de 165 mil pessoas.

Assessoria de Imprensa

porpjbarreto

Operação Famintos: áudio revela suposta ‘propina da merenda’ paga a professor pela ‘Orcrim da Merenda’, em Campina

Entre as conversas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal durante a Operação Famintos, que investiga fraudes em licitações e desvio na merenda escolar na gestão do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), uma revela uma situação estarrecedora. Um professor, de uma escola pública, trava um diálogo com um dos empresários investigados e diz que recebia R$ 700 por mês do fornecedor dos produtos da escola via a ‘Orcrim da Merenda’ instalada na atual gestão municipal. A gravação foi feita, com autorização da Justiça, em maio deste ano.

Durante o diálogo, ele ainda pede o aumento do valor da suposta propina para R$ 1 mil, alegando que o restante seria repassado para um colega de trabalho. O colega, de acordo com a gravação, teria auxiliado o professor no processo de reeleição para o conselho escolar. Em um dos modelos do PNAE, a compra da merenda é feita diretamente pelas escolas.

O nome do professor está sendo mantido em sigilo, já que ele não está sendo formalmente investigado no âmbito da Operação Famintos.  A voz dele também foi distorcida, para evitar qualquer tipo de identificação. O empresário, alvo do suposto pedido de propina, é identificado nos relatórios da Polícia Federal como sendo Severino Roberto Maia de Miranda, denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por envolvimento no suposto esquema de fraudes. Escute: https://soundcloud.com/joao-paulo-597766321/audio-modificado

Recentemente um trecho da interceptação telefônica entre a ex-secretária de educação de Campina e ex-cunhada do prefeito, Iolanda Barbosa com o principal empresário investigado na operação Frederico de Brito, revela a proximidade e intimidade entre ambos.

Veja as imagens dos trechos no final do texto:

Veja a transcrição da conversa do professor com empresário investigado:

Professor: Eu queria fazer um pedido ao amigo.

Empresário: Diga lá.

Professor: Olhe, eu ganhei de novo a eleição a duras penas. Eu vou ficar mais dois anos.

Empresário: Ô coisa boa.

Professor: A partir de setembro termina esse meu mandato… Aí, o que é que acontece… Tu sabe que sou muito verdadeiro contigo.

Empresário: Humhum.

Professor: Eu tive um apoio de um professor que é meu vice-presidente do conselho. Muito forte lá.

Empresário: Ahnhã.

Professor: Pra me poder me permanecer lá, tudo isso.

Empresário: Hum.

Professor: Aí, não tem aquele negocinho da carne que você me dá todo mês?

Empresário: Hum.

Professor: Aquela diferençazinha que dá quase setecentos reais?

Empresário: É.

Professor: Aí, eu queria saber de você se era possível fechar umas comprinha de mil todo mês?

Empresário: A gente vai e aumenta lá… alguma coisinha que seja lá.

Professor: Porque eu pegava, eu dava um negocinho a ele, sabe?

Empresário: Pronto. Eu boto e dou uma aumentada nas compras lá, fecha no negócio lá.

Professor: É, porque assim, é… setecentos, mais ou menos já dá de carne, né? A diferençazinha que tu me dá.

Empresário: É, a gente aumenta na nota, porque eu não posso dar mais do que esse valor não. Eu já tô dando muito, que ninguém dá isso não.

Professor: É, aí, eu…

Empresário: Só quem dá isso, só quem dá isso sou eu. Ninguém dá não, viu.

Professor: É, eu sei. Aí eu vou pegar, eu vou. Tem que dar uma ajuda a ele, sabe? Todo mês dar um negocinho a ele.

Empresário: Pronto. Tá bom. Ok.

Professor: Aí, quando tu me repassar o negócio … no mês, eu repasso pra ele também.

Empresário: Ok. Pois tá bom.

Redação com Jornal da Paraíba

porpjbarreto

3.650 vagas em toda Paraíba: Lançado edital de seleção para cursos técnicos 2020.1

Estão sendo ofertadas 3.650 vagas em toda Paraíba

O Instituto Federal da Paraíba lançou edital de seleção para ingresso em cursos técnicos no semestre de 2020.1. Estão sendo ofertadas 3.650 vagas em diversos cursos em todos os campi do IFPB.

As inscrições começam no dia 23 de setembro e vão até o dia 31 de outubro. Podem se inscrever para os cursos técnicos integrados estudantes que terminaram ou estão terminando o 9º ano do ensino fundamental. Para esta modalidade estão sendo ofertadas 2.380 vagas. Já para os cursos técnicos subsequentes, cuja oferta é de 1.210 vagas,  podem se inscrever aqueles que já concluíram ou estão concluindo o 3º ano do ensino médio. Há ainda a seleção para o curso técnico subsequente em instrumento musical com 60 vagas para os campi de João Pessoa e Monteiro.

Acesse abaixo os editais:

Edital 147/2019 – PSCT 2020 – Processo Seletivo para os cursos integrados

Edital 148/2019 PSCT 2020.1 – Processo Sel. para Cursos Técnicos Subsequentes

Edital 149/2019 PSCT 2020.1 – Processo Sel. para Curso Téc. Sub. Instrum Musical

A seleção se dá por análise do desempenho escolar e as inscrições são gratuitas. Para se inscrever é necessário preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Inscrição, disponibilizado no endereço eletrônico (clique aqui) , inclusive o Questionário Socioeconômico; Anexar Histórico Escolar ou documento equivalente. Caso não for possível anexar o Histórico Escolar o candidato poderá anexar declaração emitida pela escola (conforme modelo constante no Anexo II do Edital).

Do total de vagas ofertadas, o IFPB reserva 50% para candidatos Egressos de Escolas Públicas. Há ainda um percentual voltado para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, pessoas com deficiência,  pessoas autodeclaradas pretos, pardos e indígenas.

As vagas para o PSCT 2020 são para os campi de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa.

O candidato pode escolher dentre os 89 cursos ofertados nos eixos tecnológicos de: ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, recursos naturais e segurança.

O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para ser divulgado dia 18 de novembro.

 

Assessoria de Imprensa – IFPB