Categoria Sertão

porAutor

Mulher faz convergência à esquerda e causa acidente no Centro comercial de Cajazeiras

Foi na manhã desta quarta-feira (12), por volta das 11hs45 minutos, uma mulher, que conduzia um veículo Ford Focus, de cor preta e placas: MNV-0304, inscrição de João Pessoa-PB, trafegava pela Avenida Padre Rolim, sentido Biblioteca Municipal à Catedral Nossa Senhora da Piedade, quando a mesma fez uma convergência à esquerda, para acessar à Rua Benedito Gomes de Souza e acabou colhendo violentamente uma motocicleta com dois ocupantes, que trafegavam no sentido oposto.

De acordo com depoimentos colhidos no local, a motorista do Focus,  não percebeu que seria imprudente realizar a manobra naquela via de grande fluxo e acabou causando o acidente.

O condutor da moto sofreu escoriações em uma das pernas, já uma jovem que seguia com carona na moto, além da queda, chorava muito e reclamava de fortes dores nas pernas.

Guarnições do 5º Batalhão de Trânsito foram acionadas – juntamente com viaturas do SAMU, para realizarem os primeiros atendimentos de praxe. Muitos curiosos pararam para ver o ocorrido deixando o trânsito naquele momento parcialmente lento.

 

Redação – fmrural.com.br

porAutor

Homem alvejado à bala em Cajazeiras não resiste e morre no HRC

Alfredo Alves da Silva.

Faleceu por voltas 04h30 dessa quarta-feira (12), no HRC, Alfredo Alves da Silva de 30 anos, vítima de disparos de arma de fogo, fato registrado no Bairro São Francisco em  Cajazeiras. O fato aconteceu na noite de terça-feira (11).

De acordo com os policiais, dois homens em uma motocicleta, abordaram a vítima na porta de casa, quando o passageiro da moto, possivelmente armado de pistola, efetuou vários disparos contra Alfredo, que foi atingido com pelo menos 05 tiros. Os tiros  atingiram as costas, braços e cabeça de Alfredo.

A polícia realizou diligências com o intuito de prender os autores, mas até o momento, sem êxito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, socorrendo a vítima, que deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras, onde faleceu durante a madrugada.

Durante o atendimento a PM foi acionada para comparecer ao HRC, devido um suposto homem ter entrado armado e procurava o eixo vermelho. A PM esteve no local, mas ninguém foi localizado.

 

Com informações e foto do blog Ângelo Lima

porAutor

Iniciativa do governador Ricardo Coutinho é um marco em nome da resistência e da liberdade de expressão afirma Jeová

Deputado Jeová Campos e a deputada federal, Luiza Erundina.

“Essa iniciativa do governador Ricardo Coutinho é um exemplo, é um marco em nome da resistência, da liberdade de expressão, do reconhecimento da importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos que completa 70 anos. Homenagear pessoas compromissadas com a liberdade é um gesto de tanta importância que não encontro agora palavras para definir minha emoção neste momento”, disse o deputado estadual Jeová Campos (PSB). O parlamentar se referia ao evento que marcou a entrega da Medalha da Liberdade para a deputada federal Luiza Erundina, Elizabeth Teixeira e ainda, in memoriam, a Marielle Franco.

A honraria, instituída graças a uma iniciativa do chefe do executivo estadual da Paraíba, é destinada a homenagear indivíduos, instituições, entidades de representação, cujas ações ou trajetórias tenham resultado em contribuição relevante para a afirmação, a promoção e a defesa dos direitos humanos, da democracia e da liberdade. A solenidade de entrega da medalha foi realizada no Espaço Cultural, na noite desta segunda-feira (10) e se repetirá, anualmente. “Direitos humanos, esse talvez seja o tema mais atual da sociedade. Direitos humanos para aqueles humanos que não têm direitos, isso pressupõe liberdade, moradia, emprego, educação e, principalmente, respeito às condições de cidadania de cada um”, pontuou Ricardo Coutinho.

Para o deputado Jeová, essa iniciativa, justamente, no momento em que se vê o ressurgimento da violência, é muito significativa. “Reconhecer a luta de quem defende a liberdade de expressão, a igualdade de direitos, uma sociedade mais justa e fraterna, é sempre oportuno e salutar. De forma que parabenizo o governador por essa iniciativa que deveria ser seguida por outros estados, poderes e instituições”, destacou Jeová, que também fez um pronunciamento na manhã dessa terça-feira, durante a sessão plenária na ALPB.

 “Voltar à Paraíba para receber essa homenagem, me retoma um pouco o tempo que tive que sair daqui porque era perseguida pela ditadura e fui embora para São Paulo. Lá continuei minha luta em defesa dos mais humildes, pela reforma agrária e ainda hoje, infelizmente, nos deparamos com episódios onde trabalhadores rurais estão sendo assassinados de forma perversa, como ocorreu no último sábado, aqui na Paraíba. Dedico essa homenagem aos que não tiveram medo de lutar e reitero meu compromisso de continuar defendendo a liberdade e igualdade entre as pessoas”, disse a homenageada que foi entusiasticamente abraçada por Jeová.

Assessoria

porAutor

Senador Raimundo Lira é homenageado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal

O Senador Raimundo Lira (PSD-PB) foi homenageado nesta terça-feira (11) pelos membros da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado Federal. A homenagem foi prestada porque foi Lira o fundador da Comissão, quando exercia o seu primeiro mandato no Senado; e também pelo seu trabalho, nas oportunidades em que esteve na CAE, como presidente ou membro titular.

Na oportunidade, foi feita a aposição do retrato do Senador Raimundo Lira como fundador e primeiro Presidente da CAE. É que, além de fundador, Raimundo Lira foi eleito Presidente da Comissão para o primeiro biênio, entre 1989 e 1990; e depois, foi reeleito Presidente para um segundo mandato, de 1992 a 1993.

Nestes últimos quatro anos, após o seu retorno ao Senado Federal, Raimundo Lira foi eleito Presidente interino, de dezembro de 2015 a março de 2016; e, também, eleito Vice-Presidente para o biênio 2015-2016.

Estavam presentes na homenagem o atual Presidente da CAE, Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o Vice-Presidente, Senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN), além dos Senadores Otto Alencar (PSD-BA), Roberto Rocha (PSDB-MA), Waldir Raupp (MDB-RO), Vicentinho Alves (PR-TO) e a Senadora Regina Sousa (PT-PI).

A CAE é composta por 27 Senadores titulares e 27 suplentes. Responsável por deliberar os Projetos de Lei que tratam de assuntos relacionados à economia, ela fiscaliza, discute e vota assuntos que dizem respeito às questões econômicas do País, além de escolher as autoridades diretoras de instituições econômicas, como o Banco Central.

Assessoria de Imprensa

Gabinete do Senador Raimundo Lira – PSD-PB

porAutor

Embrapa quer melhorar o perfil econômico do Nordeste

Entre os 10 estados mais pobres do Brasil pelo critério do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o IBGE, cinco estão no Nordeste. Pela ordem: Sergipe, Piauí, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Já pelo critério de rendimento real domiciliar abaixo de um mil reais por ano, a região também é muito tímida e tem cinco estados com menor renda. O Maranhão está no último lugar com um rendimento médio de R$ 710,00.
A Embrapa quer ajudar a melhorar essa estatística, alterando a dinâmica da economia da região, transferindo tecnologias e alcançando o maior número possível de produtores rurais. Um plano de desenvolvimento agropecuário para o Nordeste será construído e encaminhado à futura ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a pedido dela própria, quando participou em novembro último de uma reunião na sede da Embrapa, em Brasília, com os chefes de unidades da empresa.
Nesta quarta-feira 12, durante todo o dia, em Teresina, os chefes gerais das oito unidades da empresa no Nordeste vão se reunir, apresentar diagnósticos e sugerir projetos que possam mudar o perfil sócio-econômico da agropecuária nordestina. O encontro começa às 8 horas, na sede da Embrapa Meio-Norte. A unidade do Piauí vai apresentar a proposta do programa Aliança para a Inovação Tecnológica no Meio-Norte, reunindo oito projetos focando sistemas de produção nas áreas de caprino, ovinos, fruticultura, apicultura, manejo de solo e água.

Participam da reunião os chefes gerais Lucas Antônio de Sousa Leite – Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE); Liv Soares Severino – Algodão (Campina Grande/Pb); Marco Aurélio Delmondes Bonfim – Caprinos e Ovinos (Sobral/CE); Maria de Lourdes Brefin – Cocais (São Luís/MA); Luiz Fernando Leite – Meio-Norte (Teresina/PI); Alberto Duarte Vilarinhos – Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA); Pedro Carlos Gama da Silva – Semiárido (Petrolina/PE); e Marcelo Ferreira Fernandes –Tabuleiros Costeiros (Aracajú/SE).

Números do atraso

Mesmo com alguns avanços na produção de grãos, frutas e cana-de-açúcar pelo agronegócio, o atraso na agricultura da maioria dos estados nordestinos tem origem na própria realidade dos produtores. Segundo o Censo Agropecuário 2017, divulgado em julho último pelo IBGE, mostra o Piauí, por exemplo, não muito bem. Vejamos: 41,85% do produtor não sabe ler e nem escrever; e 32,14% têm mais de 60 anos, idade que já pesa negativamente na atividade. No uso de insumos modernos, apenas 1,6% aplicam calcário na correção do solo; e 0,91% fazem adubação química e orgânica. O censo mostra também a fragilidade em áreas de grande importância para o crescimento de qualquer sistema de produção agrícola: apenas 1,35% trabalham com irrigação e 96,56% não recebem assistência técnica.
Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
(86) 3198-0518
meio-norte.imprensa@embrapa.br
porAutor

Caravana da Boa Vontade chega às cidades de Dona Inês, Sapé e Alagoa Grande

A Legião da Boa Vontade inicia a entrega, a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil e no Estado da Paraíba, das cestas com os alimentos não perecíveis arrecadados por meio da edição 2018 da tradicional campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!

Caravana da Boa Vontade chega às cidades de Dona Inês, Sapé e Alagoa Grande.

Na Paraíba, nos dias 11 e 13 de dezembro, a sua doação vai chegar às famílias da zona rural dos municípios de Dona Inês, Sapé e Alagoa Grande com alimentos que oferecerá um Natal digno, feliz e farto.

Na sexta-feira, 14 de dezembro, às 14h30, na sede da LBV em Campina Grande, será a vez de centenas de famílias assistidas pela Instituição ao longo do ano, oriundas das comunidades de Novo Horizonte; Ressurreição; Novo Cruzeiro; Velame; Cruzeiro; Distrito dos Mecânicos e Industrial. A unidade socioeducacional da LBV está localizada à Rua: Bráulio Araújo de Gusmão – 402 – Distrito Industrial. (Na antiga escola professora Margarida da Mota Rocha).

Já no dia 18 de dezembro, 16h, em João Pessoa, serão as famílias residentes nas comunidades de Jaguaribe, Distrito Mecânico, Renascer, Cruz das Armas, Oitizeiro, Varadouro e Ilha do Bispo, beneficiadas pela Instituição, por meio de seus programas socioeducativos. A solenidade de entrega das cestas, vai acontecer na Sede da LBV, localizada na Rua das Trincheiras, 703 – Bairro Jaguaribe, próximo a Embratel, o evento contará com apresentações culturais e artísticas natalinas preparadas com muito carinho pelas crianças e idosos da Instituição.

No Estado, a LBV beneficia mais de mil famílias com 25 toneladas de alimentos arrecadadas com a generosidade da sociedade paraibana.

Caravana da Boa Vontade chega às cidades de Dona Inês, Sapé e Alagoa Grande.

Ação solidária

Ainda dá tempo de ajudar! Entre no site www.lbv.org ou ligue para o telefone 0800 055 50 99 para participar dessa iniciativa. Para saber como está ocorrendo a entrega das cestas de alimentos em todo o Brasil, basta acessar os canais da LBV no Facebook (LBVBrasil) e no Instagram (LBVBrasil).

 

Serviço: Entrega de cestas de alimentos Campanha Natal Permanente da LBV

Local:

Dona Inês, Sapé e Alagoa Grande

Dia: 11 e 13 de dezembro –

Comunidades rurais de Caiana dos Crioulos, Usina Tanques (AG). Em Dona Inês, a comunidade dos Remanescentes do Quilombo Cruz de Menina e Sapé (Cuba de Baixo e de Cima, Mutirão, Bela Vista e Bairro Novo.

 

Campina Grande

Dia: 14 de de dezembro às 14h30

Endereço: Rua: Bráulio Araújo de Gusmão – 402 – Distrito Industrial. (Na antiga escola professora Margarida da Mota Rocha).

 

João Pessoa

Dia: 18 de dezembro – 16h

Endereço: Sede da LBV à Rua das Trincheiras, 703 – Bairro: Jaguaribe – próximo a Embratel.

 

Assessoria – LBV

porAutor

FPM: Cajazeiras recebeu neste dia (10) R$ 1.468.100,23. Veja quanto entrou nos cofres das cidades da região!

O repassa referente ao 1º decêndio do mês dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado nesta segunda-feira, 10 de dezembro. Comparado com o mesmo decêndio do ano passo, o valor será 22,05% maior, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O repasse aos municípios será de mais de R$ 3,4 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de quase R$ 4,3 bilhões.

O primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30. Esse 1º decêndio, geralmente, é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.

Quando o valor do repasse é deflacionado, levando-se em conta a inflação do período, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento desse primeiro decêndio é de 17,82%.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que é preciso planejamento e reestruturação dos compromissos financeiros das prefeituras para que seja possível o fechamento das contas sem que haja ônus para os gestores municipais.

A entidade orienta que gestores municipais devem manter cautela e ficarem atentos ao gerir os recursos do Município dentro do próprio mês, uma vez que os valores previstos sempre são diferentes dos valores realizados.

TOTAL LÍQUIDO DOS REPASSES AOS MUNICÍPIOS, ABAIXO DESCRITOS:

  • SOUSA: R$ 1.468.100,23 C
  • CAJAZEIRAS: R$ 1.468.100,23 C
  • SÃO JOSÉ DE PIRANHAS: R$ 734.050,11 C
  • SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE: R$ 734.050,11 C
  • UIRAÚNA: R$ 611.708,43 C
  • CACHOEIRA DOS ÍNDIOS: R$ 489.366,74 C
  • BONITO DE SANTA FÉ: R$ 489.366,74 C
  • JOCA CLAUDINO: R$ 367.025,06 C
  • SANTA HELENA: R$ 367.025,06 C
  • POÇO JOSÉ DE MOURA: R$ 367.025,06 C
  • POÇO DANTAS: R$ 367.025,06 C
  • MONTE HOREBE: R$ 367.025,06 C
  • CARRAPATEIRA: R$ 367.025,06 C
  • BOM JESUS: R$ 367.025,06 C
  • TRIUNFO: R$ 339.505,34 C
  • ITAPORANGA: R$ 856.391,80 C
  • SERRA GRANDE: R$ 367.025,06 C
  • CONCEIÇÃO: R$ 734.050,11 C
  • SANTA INÊS: R$ 367.025,06 C
  • AGUIAR: R$ 367.025,06 C
  • NAZAREZINHO: R$ 367.025,06 C
  • SÃO JOSÉ DE CAIANA: R$ 367.025,06 C
  • SANTA CRUZ: R$ 367.025,06 C
  • SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA: R$ 367.025,06 C

 

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional

porAutor

Família baleada em troca de tiros no Cariri se reunia para comemorar o Natal

Um encontro que prometia unir familiares e celebrar o natal acabou em tragédia, no Ceará. João Batista Magalhães, empresário, saiu da cidade em Serra Talhada, no Pernambuco, acompanhado do filho adolescente Vinícius, de 14 anos.

Crime assustou os moradores da cidade de Milagres. Foto: Som da Terra FM/Divulgação.

Os dois foram buscar parentes que moravam em São Paulo, no Aeroporto de Juazeiro do Norte, Ceará e, na volta, se tornaram reféns de assaltantes que tentavam roubar um banco.

Seis vítimas, incluindo os cinco membros da família, foram baleados e morreram em uma troca de tiros entre os bandidos e os policiais, na cidade de Milagres, na região do Cariri, a quase 500 quilômetros de Fortaleza.

A família de Magalhães é tradicional de Serra Talhada, onde ajudaram a fundar a cidade. O empresário era dono de uma loja de informática no sertão pernambucano.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, além da família, seis integrantes da quadrilha morreram no confronto. Outros dois suspeitos foram identificados por equipes das Polícias Militar e Civil. Uma pistola nove milímetros, um revólver calibre 38 e uma arma calibre 12, além de explosivos, foram apreendidos.

A Prefeitura de Milagres divulgou nota anunciando a suspensão dos serviços nas repartições públicas municipais e recomendou que os moradores não saiam de casa até que a ordem seja restabelecida.

 

Reportagem – Sara Rodrigues

Fonte: Agência do Rádio

porAutor

Cajazeiras e região: Governo publica Edital de Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura familiar e Empreendedor Familiar Rural

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA n. º 01/2019, para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar, Empreendedor Familiar Rural e suas Organizações, para atendimento de alunos matriculados na 9ª Gerência Regional de Ensino, da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, consoante o art.14 da Lei n. º 11.947 de 16/06/2009 e Resolução FNDE n. º 26/2013, alterada pela Resolução FNDE/CD nº 4/2015.

O ESTADO DA PARAÍBA, por meio da SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, inscrita no CNPJ sob o nº 08.778.250/0001-69, representada neste ato pelo(a) Senhor(a) Antonio Wilson Júnior R. Lacerda, nomeado(a) no ato do dia 14/11/2018, Portaria nº1191, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 15 de novembro de 2018, e considerando o disposto no art. 14 da Lei nº 11.947/2009, Resolução FNDE/CD nº 26/2013 e Resolução FNDE/CD nº 4/2015 vem divulgar a realização da Chamada Pública, por meio da Comissão Processante julgamento das Chamadas Públicas e equipe de apoio, constituída pela Portaria SEE nº 1191 de 15/11/2018, para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento do programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, com prazo de vigência dia 31 de dezembro de 2019. Os Agricultores Familiares, Empreendedores Rurais Familiares e suas Organizações que estiverem de acordo com o art. 27, § 3º da resolução FNDE/CD nº 26, de 17/06/2016, deverão apresentar a documentação para habilitação e projeto de venda até às 16h30min do dia 10/12/2018, sendo a Abertura dos trabalhos às 9h00min do dia 12/12/2018 na 9° Gerência Regional de Ensino, localizada a Avenida Padre Rolim, n° 156, Centro. Cajazeiras –PB – CEP:58900-000. Para ter acesso ao EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2019, acesse o link CLIQUE AQUI!

 

Com gestaounificada.pb.gov.br

porAutor

Ricardo entrega travessia urbana e beneficia 20 mil habitantes de São José de Piranhas

O governador Ricardo Coutinho entregou, na tarde da última sexta-feira (7), a travessia urbana de São José de Piranhas, obra de mobilidade que beneficia mais de 20 mil habitantes do município. A obra consiste na pavimentação asfáltica do segmento urbano da rodovia PB-400, que interliga as cidades de Cajazeiras e Conceição e de ruas adjacentes à rodovia, proporcionando melhores condições de mobilidade das pessoas e dos veículos no perímetro urbano. A ação representa um investimento de R$ 1,7 milhão.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho ressaltou o esforço do Governo do Estado em melhorar a qualidade de vida dos paraibanos, através de obras em diversas áreas, a exemplo de saúde, mobilidade urbana e educação. “Hoje entregamos o Reabilita, ricardo inaugura pavimentacao asfaltica em sao jose de piranhas foto jose marques (2)Centro de Especializado em Reabilitação lá em Sousa, entregamos obras em escolas e agora entregamos essa Travessia urbana que deu uma nova vida a cidade de São José de Piranhas. São 4,1 km de asfalto fazendo toda a travessia do município”, comentou.

O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes, destacou que a obra era uma necessidade do município e que veio para somar com outras ações do Governo do Estado na localidade. “A cidade ficou muito bonita com esse asfalto novo que o Governo implantou em várias ruas. Essa gestão mostra que é possível cuidar do dinheiro do povo e transformá-lo em obras e ações em benefício do povo. Só temos a agradecer”, comemorou.

ricardo inaugura pavimentacao asfaltica em sao jose de piranhas foto jose marques (4)Foram executados serviços de recuperação de calçamento, recapeamento da rodovia PB-400 e de ruas adjacentes em CBUQ e sinalização horizontal e vertical. “Esse asfalto deixou a cidade linda e fez com que ela engradecesse. Foi uma renovação para a vida do município e para os moradores que podem trafegar com mais conforto pela área”, disse a dona de casa Socorro Faustino.

Também estiveram presentes na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, o deputado estadual Jeová Campos, o prefeito de Sousa Fábio Tyrone, vereadores, auxiliares do Governo e outras autoridades da região.

Secom – PB