Categoria Rural

porpjbarreto

Suplente de vereador Serafim da Palhoça (PSL) declara apoio ao esquema do prefeito José Aldemir

O suplente de vereador Serafim da Palhoça (PSL), declarou apoio ao esquema político do prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP).

Na manhã desta terça-feira (21), Serafim posou ao lado do prefeito, inclusive, fazendo o “V” da vitória, durante a solenidade de anuncio da programação do Xamegão 2019.

Agora o ex-aliado de Carlos Antônio e Dra. Denise está engajado no projeto de reeleição do prefeito José Aldemir e, pelas informações, poderá assentar-se numa cadeira, na Câmara Municipal por articulação do gestor já que é o 1º suplente da sua coligação, que teve os vereadores: Deusinho da Arara (PTC), João da Coca (PTC) e Eudomar Filho (PTC), eleitos.

Outra possibilidade é que Serafim venha a assumir uma secretaria no governo, possivelmente, o Meio Ambiente, que poderá ser desagregada do Desenvolvimento Rural.

Serafim foi candidato a vereador nas eleições de 2016 pelo PSL e obteve 524 votos, tendo sido considerada uma ótima votação.

 

Com informações de blog do furão

porpjbarreto

Comissão da AL aprova projeto que regulamenta produção de queijo artesanal na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na manhã desta terça-feira (21), reunião das comissões de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente; e de Direitos da Mulher. A primeira comissão aprovou o projeto de Lei ordinária 263/2019, encaminhado pelo Governo do Estado, que institui o sistema de produção e comercialização de queijos e manteigas artesanais da Paraíba.

A matéria foi aprovada por unanimidade, mas com emendas de autoria do deputado Júnior Araújo, com o objetivo de garantir a segurança dos fabricantes e consumidores dos alimentos. O parlamentar ressaltou que já havia elaborado uma proposta semelhante, pois já tinha dialogado com diversos produtores no Estado.

“Temos uma grande rede de produção de um produto genuinamente paraibano, que é o queijo de coalho, de manteiga, a manteiga da terra. Essa matéria deverá ser aprovada em plenário nos próximos dias e tenho certeza que será aprovada por todos os deputados, pois ela vem para somar, dar segurança a quem produz, além de movimentar a economia”, explicou o parlamentar.

De acordo com o Poder Executivo, a ideia é sensibilizar e incentivar os produtores rurais, estabelecendo diretrizes para a produção artesanal, bem como promover o desenvolvimento das regiões produtoras, gerando renda no meio rural e garantindo a segurança alimentar da população.

WhatsApp Image 2019-05-21 at 10.54.17 AMOs deputados também aprovaram o projeto 195/2019 do presidente da Casa, o deputado Adriano Galdino, que obriga os caminhões limpa fossa a instalarem dispositivo de geoposicionamento, que seja capaz de identificar o local onde é feito o despejo de dejetos.

Direitos da Mulher – Já a Comissão de Direitos da Mulher aprovou sete projetos de Lei, entre eles, o 149/2019, de Adriano Galdino, que dispõe sobre o funcionamento ininterrupto, inclusive nos fins de semana e feriados, das Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher na Paraíba.

Também foi aprovada a proposta 88/2019, de autoria da deputada Camila Toscano, que determina a prioridade no atendimento e a gratuidade na emissão dos documentos para as mulheres em situação de risco, de violência doméstica, familiar e em situações correlatas.

Assessoria de Imprensa – ALPB

porpjbarreto

BOLETIM AGRO: Brasil retoma negociações de soja com a China

Preços de frutas cítricas têm queda

Na edição de hoje, trazemos as principais novidades do agronegócio no Brasil e no mundo.

Depois de dias de pouca atividade no mercado, o Brasil voltou a negociar uma quantidade importante de soja com a China. Quem vai nos explicar como foi essa retomada é a jornalista Carla Mendes, do portal Notícias Agrícolas. Bem-vinda, Carla! Conta pra gente, por favor, como acontece essa negociação.

“Desde que as negociações entre os Estados Unidos e a China se intensificaram e as tensões aumentaram entre os dois países, a China parou de comprar totalmente o tanto de soja que comprava dos EUA, em sinal de boa vontade para conseguir um acordo com os americanos, e se voltou ainda mais agressivamente com a sua demanda para a soja brasileira. Nos últimos dias nós negociamos mais de três milhões de toneladas de soja com os chineses, justamente por termos uma soja mais competitiva e não termos a taxação como acontece sobre a soja americana por parte da China.”

Enquanto no mercado lá fora as notícias melhoram, aqui dentro do Brasil não temos notícias tão boas. Devido à grande produção de frutas e uma procura baixa por parte dos consumidores, o preço das frutas cítricas estão pressionados. Nos dê mais detalhes sobre essa situação, Carla.

“Uma demanda mais fraca pela laranja, principalmente in natura, no estado de São Paulo e uma oferta maior fizeram com que os preços recuassem cerca de 7% nesta semana. Com isso, o preço da caixa de 40.8 quilos passou para R$ 21,46 pagos ao produtor. Isso também vale para outras variedades, não só para a laranja in natura, mas também para a Lima ácida Taiti, uma outra variedade, esse cenário é semelhante. Nós também temos uma queda mais tímida, porém expressiva, de 1% nesse mesmo período. Então, realmente, uma pressão sob a Tangerina, por exemplo, e as frutas cítricas em um geral estão sofrendo com essa pressão.”

Obrigado pelos esclarecimentos, Carla. Quem quiser saber mais novidades do agronegócio é só acessar o Notícias Agrícolas, certo?

“É isso mesmo. Para quem quiser saber mais sobre o agronegócio brasileiro e mundial: noticiasagricolas.com.br. Até a próxima, Raphael”.

 

Repórter Raphael Costa – Agência do Rádio

porpjbarreto

Imprudência: Carro cai em riacho deixa uma jovem morta e outras três pessoas feridas em Cajazeiras

Um trágico acidente foi registrado na manhã deste domingo (19), após quatro pessoas embarcarem numa caminhoneta. Ambos estavam em um parque de vaquejada e, logo nas proximidades ainda, o motorista perdeu o controle do referido veículo e, caiu nas águas do riacho da Curicaca, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

De acordo com informações que estão circulando nas redes sociais, logo que aconteceu o fatídico acidente, os próprios frequentadores da festa correram em socorro às vítimas, porém, a jovem Milena Cartaxo, de 21 anos, natural de Cajazeiras, não resistiu e faleceu no local.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), estiveram prestando todo atendimento requerido na ocorrência.

Outras três pessoas foram socorridas para o HRC. Imprudência e alta velocidade pode ser o motivo que ocasionou a morte de Milena e ferimentos nas demais vítimas – descreve uma testemunha, que presenciou a saída do carro em alta velocidade do parque de vaquejada. Abaixo, o áudio que afirma.

O carro ficou parcialmente submerso, dificultando o salvamento com vida da jovem estudante Milena Cartaxo. Vídeos de tentativas de reanimar Milena e a retirada do veículo do riacho – estão circulando pelas redes sociais, como podemos ver abaixo.

 

Fotos e Vídeos: WhatsApp

Redação – fmrural.com.br

porpjbarreto

Operação Ampulheta prende três por assassinato de membros do MST ocorrido em dezembro de 2018 na cidade Alhandra

A Delegacia Seccional de Polícia Civil de Alhandra, no litoral norte da Paraíba, deflagrou na manhã desta sexta-feira (17), a “Operação Ampulheta” na qual, cumpriu três mandados de prisão; um no Bairro do Cabo Branco (em um hotel), outro no Bairro José Américo e, outro na cidade de Alhandra.

As detenções se referiram ao duplo assassinato de dois integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, José Bernardo da Silva, conhecido como “Orlando” e Rodrigo Celestino, ambos executados na noite de (08) de dezembro de 2018 – por homens encapuzados e armados. De acordo com informações repassadas pelo MST.

Até agora, os nomes dos presos não foram revelados. A polícia prestará entrevista coletiva à imprensa da Capital, a partir das 10hs00.

 

Créditos/Foto: G1-PB

Com informações de ParlamentoPB

porpjbarreto

Imagem forte: Idoso reage tentativa de assalto e ladrão acaba morto na Zona Rural de Cajazeiras, comparsa foge e polícia captura

Um elemento identificado por Sérgio Sousa Pereira, 21 anos, foi morto com um tiro na cabeça durante um assalto ocorrido no Sítio Capoeira Sul, na Zona Rural de Cajazeiras. O referido fato aconteceu na noite da última quarta-feira (15).

Segundo informações, a família estava na calçada da residência, quando os dois elementos chegaram e anunciaram o assalto, momento em que o proprietário da casa, que é idoso percebeu a ação da dupla, pegou uma arma e atirou na direção dos criminosos, atingindo um dos bandidos, acertando-lhe a cabeça.

O elemento teve morte instantânea, o outro conseguiu fugir, mas foi preso nas proximidades da Agrovila e foi identificado por Raianderson Estevão da Silva, de 19 anos, conhecido no meio policial e, estava de posse de um revólver calibre 32 – com duas munições deflagradas.

A Polícia Militar e o SAMU foram ao local e constataram a morte do bandido e isolaram a área até a chegada do IPC.

O corpo do assaltante foi levado ao NUMOL de Patos. Já Raianderson foi preso e levado à presença da autoridade de plantão, para ser aplicada as medidas cabíveis.

 

Fotos: WhatsApp

Com informações de Ângelo Lima

porpjbarreto

Prefeitura inicia programa de recuperação das estradas da Zona Rural de Cajazeiras

O prefeito Zé Aldemir abriu oficialmente na manhã da última segunda-feira (13), ao lado do vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio e da secretária Branquinha Abreu, do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o programa de recuperação de estradas vicinais da Zona Rural de Cajazeiras.

Se fizeram presentes também os vereadores Eriberto Maciel e Deuzinho Albuquerque, presidente da Câmara Municipal, o secretário Adjanilson Quintino (Ninha) e outros secretários e auxiliares da administração.

Segundo a secretária Branquinha Abreu, os serviços de recuperação das estradas têm  o sub-secretário da pasta, Gilberto Rolim à frente das equipes, além de contar com a parceria com os demais setores da administração, como a Secretaria de Infraestrutura, comandada por Zé Filho, a garagem, com Eurizete.

Os trabalhos já começaram pela comunidade de Serra da Arara, no setor leste, sendo que um total de 59 comunidades rurais serão beneficiadas pelo programa, atendendo, inclusive algumas que não foram contempladas no ano passado, já que a Secretaria está iniciando mais cedo para que dê tempo resolver o problema dos cerca de mil quilômetros de estradas vicinais do município.

Na fala, o prefeito Zé Aldemir assegurou que o programa será cumprido plenamente, mesmo que “lamentavelmente nosso equipamento seja obsoleto,que de certa forma quebra muito”.

“Já determinei ao secretário de administração para fazer imediatamente a aquisição de uma ou duas patróis para auxiliar na brevidade que deve ter a execução desse programa”, disse ele, enaltecendo também o trabalho da secretária Branquinha Abreu à frente da pasta do Desenvolvimento Rural.

Secom-Cz

porpjbarreto

Frei Anastácio visita Campus da UFPB e constata preocupação e revolta com o corte de 30% no orçamento

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) disse que o corte de 30% no orçamento da Universidade Federal da Paraíba está causando muita preocupação. “Estive no Campus IV, em Mamanguape, durante o final se semana, onde 2.500 alunos serão prejudicados. “O clima no Campus é de muita tristeza. Nos outros Campi, a situação é a mesma: preocupação e revolta da comunidade acadêmica”, disse o deputado.

 Frei Anastácio participou da entrega da comenda Educador da Esperança Paulo Freire, no Campus IV da UFPB, em Mamanguape. A comenda, que está em sua XIII edição, é concedida a estudantes que desenvolvem pesquisas ligadas à educação. As pesquisas são feitas com base em histórias de educadores, que contribuíram e contribuem com a formação de alunos nas cidades e comunidades. O criador da comenda é o professor PhD, Paulo Palhano.

Simpósio de Conselheiros Tutelares

O parlamentar esteve também no Primeiro Simpósio Paraibano de Sistema de Garantias dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em Campina Grande. O evento teve Participação de Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Paraíba. O deputado reafirmou o compromisso de contribuir com emendas para equipar os Conselhos Tutelares, através de emendas parlamentares.

Conde

No Conde, o deputado participou da Plenária do Colegiado Territorial da Zona da Mata Sul, com participação de representantes de 13 municípios. Tema: Agricultura familiar que produz alimentos saudáveis ao alcance de todos. Na ocasião, o deputado convocou os trabalhadores e trabalhadoras a resistirem contra o desmonte da agricultura familiar.

Paraíso de Mogeiro

Frei Anastácio também esteve no acampamento Paraíso de Mogeiro, onde visitou as famílias que estão comemorando a boa colheita deste ano. As famílias, que já sofreram com despejo, bomba de gás e tiros de bala de borracha permanecem firmes na luta pela posse da terra.

Agenda no escritório

No escritório, em João Pessoa, Frei Anastácio recebeu representantes da Associação Recreativa dos Funcionários da Segurança Pública do Estado da Paraíba. O tema da reunião foi apoio a um Projeto de Emenda à Constituição, que tramita na Câmara, que trará benefícios para a categoria, em todo o Brasil. “Nós estamos ao lado da luta da categoria. Tudo que vier para beneficiar a classe trabalhadora tem apoio do nosso mandato”.

Reunião no TRT

O parlamentar esteve ainda no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em João Pessoa, onde foi reivindicar o não fechamento da Vara do Trabalho, em Cajazeiras. Ele foi recebido pela chefia de gabinete do TRT. “A informação que tivemos é que a Vara será deslocada para outro local. Mesmo assim, existe o compromisso da direção do TRT de estudar melhor o caso”, disse o deputado.

 

Assessoria de Imprensa 

porpjbarreto

Campanha da LBV convida sociedade a contribuir com famílias em situação de pobreza

A Legião da Boa Vontade (LBV) intensifica seu trabalho socioeducacional com a realização de ações emergenciais em prol de famílias em situação de pobreza, contribuindo para assistência básica e auxílio de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

A campanha Diga Sim!, visa mobilizar a sociedade a fazer doações, e mediante os recursos arrecadados, a LBV fará a entrega de cobertores e de cestas de alimentos em dezenas de municípios brasileiros. A meta da campanha é entregar, 12.500 cestas de alimentos, nas regiões que enfrentam estiagens e cheias.

Na Paraíba, a LBV com o seu apoio assistirá as famílias em situação de vulnerabilidade social da zona rural dos municípios de Alagoa Grande e Dona Inês, localidades essas em que a Instituição tem empreendido ações socioassistenciais pontuais e emergenciais.

As doações para a campanha podem ser feitas no site www.lbv.org/digasim, pelo 0800 055 50 99.

Quando a LBV chamar, atenda com o coração: DIGA SIM!

 

Assessoria de Imprensa – LBV

porpjbarreto

TCE prorroga prazo para que administradores enviem paraibanos plano de ação sobre gestão do lixo

O Tribunal de Contas da Paraíba prorroga até o dia 17 de maio o prazo para que gestores públicos enviem à Corte seus planos de ações indicando providências relacionadas à disposição e gestão do lixo.

O prazo inicial, que se encerrou no último dia 20, contava 60 dias corridos a partir da data da publicação da Resolução RPL TC 03/19, que determinou o envio dos planos. Contudo, seguindo dispositivo da Lei Complementar no 149/18, o TCE-PB passou-se a considerar a contagem em dias úteis.

A resolução RPL TC 03/19 contém as recomendações sobre questões relacionadas à existência de dezenas de lixões a céu aberto. São sugestões fruto da verificação, in loco, feita pelas equipes da Auditoria Operacional em Resíduos Sólidos Urbanos.

Segundo levantamento da Auditoria Operacional, até a última sexta-feira (10), apenas a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH-PB) e 42% dos municípios apresentaram o Plano de Ação.

Durante o trabalho de campo, os auditores identificaram muitos aspectos negativos e se depararam com situações degradantes em lixões espalhados em municípios por todas as regiões do estado. Constataram também falta de coleta seletiva e de campanhas de educação ambiental, ausência de cooperativas e de assistência aos catadores, entre outros problemas.

GRAVIDADE DA SITUAÇÃO – O levantamento revelou, por exemplo, entre outros aspectos do problema, que: 50,2% lançam lixo in natura a céu aberto sem posterior cobertura diária; 35,3% realizam queima de resíduos sólidos a céu aberto; 64,3% há a presença de catadores no local da destinação final; 32,4% há a presença de animais; 9,7% existem moradias temporárias ou permanentes.

E em cerca de 20% – 38 municípios – havia, à época, algum Termo de Ajuste de Conduta – TAC – junto ao Ministério Público ou em algum tipo de medida judicial, por denúncia.

Para o  Portal do Gestor, no site do TCE-PB, foi encaminhado aviso aos gestores municipais, inclusive com lista dos que não enviaram o  Plano de Ação exigido.

O referido plano deve ser protocolado no Tribunal de Contas do Estado como documento a ser anexado ao Processo TC nº 05095/16 (Auditoria Operacional em Resíduos Sólidos).

Qualquer dúvida e/ou esclarecimento, favor entrar em contato através do e-mail auditoriaoperacional@tce.pb.gov.br ou pelo telefone 83 3208-3493.

Assessoria de Comunicação/TCE-PB