Categoria Internacional

porpjbarreto

Prefeito anuncia programação oficial do Xamegão/2019 de Cajazeiras

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP), acompanhado de auxiliares da gestão, vereadores e imprensa, anunciou na manhã desta terça-feira (21), em seu gabinete, na Prefeitura Municipal – toda a programação oficial da edição 2019 do Xamegão.

Redação – fmrural.com.br

porpjbarreto

BOLETIM AGRO: Brasil retoma negociações de soja com a China

Preços de frutas cítricas têm queda

Na edição de hoje, trazemos as principais novidades do agronegócio no Brasil e no mundo.

Depois de dias de pouca atividade no mercado, o Brasil voltou a negociar uma quantidade importante de soja com a China. Quem vai nos explicar como foi essa retomada é a jornalista Carla Mendes, do portal Notícias Agrícolas. Bem-vinda, Carla! Conta pra gente, por favor, como acontece essa negociação.

“Desde que as negociações entre os Estados Unidos e a China se intensificaram e as tensões aumentaram entre os dois países, a China parou de comprar totalmente o tanto de soja que comprava dos EUA, em sinal de boa vontade para conseguir um acordo com os americanos, e se voltou ainda mais agressivamente com a sua demanda para a soja brasileira. Nos últimos dias nós negociamos mais de três milhões de toneladas de soja com os chineses, justamente por termos uma soja mais competitiva e não termos a taxação como acontece sobre a soja americana por parte da China.”

Enquanto no mercado lá fora as notícias melhoram, aqui dentro do Brasil não temos notícias tão boas. Devido à grande produção de frutas e uma procura baixa por parte dos consumidores, o preço das frutas cítricas estão pressionados. Nos dê mais detalhes sobre essa situação, Carla.

“Uma demanda mais fraca pela laranja, principalmente in natura, no estado de São Paulo e uma oferta maior fizeram com que os preços recuassem cerca de 7% nesta semana. Com isso, o preço da caixa de 40.8 quilos passou para R$ 21,46 pagos ao produtor. Isso também vale para outras variedades, não só para a laranja in natura, mas também para a Lima ácida Taiti, uma outra variedade, esse cenário é semelhante. Nós também temos uma queda mais tímida, porém expressiva, de 1% nesse mesmo período. Então, realmente, uma pressão sob a Tangerina, por exemplo, e as frutas cítricas em um geral estão sofrendo com essa pressão.”

Obrigado pelos esclarecimentos, Carla. Quem quiser saber mais novidades do agronegócio é só acessar o Notícias Agrícolas, certo?

“É isso mesmo. Para quem quiser saber mais sobre o agronegócio brasileiro e mundial: noticiasagricolas.com.br. Até a próxima, Raphael”.

 

Repórter Raphael Costa – Agência do Rádio

porpjbarreto

Música: Dia Internacional dos Museus

A Música do Dia é “Museu“, com Chico César.

Musa eu, sou seu museu aberto pra visitação
Museu da luz, museu da pessoa
Museu da espera, e do encantamento
Do calçamento ainda não pisado
E da calçada explodindo em flor
Musa eu, sou seu museu
Do jambo pendurado no jambeiro
E se sonha passa pássaro, e balança balouça
Museu do café amargo, num copo grande
Museu do corpo, meu corpo e o seu
E do aprendizado em outros corpos
Musa eu, sou seu museu
Musa eu, sou seu museu
Musa eu, sou seu museu da memória de ontem
Do musgo, do mel, da música sem fim museu
Enfim museu do mar, do cheiro de mar museu
Espaço cultural, a ser preenchido pelo beijo
Fundação trêmula, dos afetos acidenticos
Museu da mordida no lábio inferior
Da língua solta, do verbo encarnado transcolor
Museu do abraço experimental
Das almas atentas, antenas entre si, entrelaçadas
Da rítmica [catimbóia], museu do índio íntimo
Contemporâneo mítico
Museu do seu assum preto musa
Do somos do som do eco
Museu do somos do som do eco
Museu do somos do som do eco
Museu do somos do som do eco
Museu
Compositores: Chico Cesar
Produção e apresentação – Luiz Cláudio Canuto
Agência Rádio Câmara
porpjbarreto

Seleção Brasileira: convocados por Tite para a Copa América 2019

Técnico divulgou a lista nesta sexta-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca. Brasil vai em busca do nono título da competição continental

A Seleção Brasileira está convocada para a Copa América 2019. Na última sexta-feira (17), na sede da CBF, o técnico Tite divulgou a lista de jogadores que vai em busca do nono título da competição para o país. Foram relacionados 23 jogadores para disputa, que começa no dia 14 de junho.

Nesta edição da Copa América, que será realizada em solo brasileiro, a Seleção está no Grupo A, juntamente com Bolívia, Peru e Venezuela. O Grupo B da competição conta com Argentina, Catar, Colômbia e Paraguai, enquanto o Grupo C tem Chile, Equador, Japão e Uruguai.

A estreia do Brasil no torneio está marcada para o dia 14 de junho, contra a Bolívia, no Estádio Morumbi. Quatro dias depois, em 18 de junho, o adversário será a Venezuela, desta vez em Salvador, na Arena Fonte Nova. A Seleção encerra sua participação na primeira fase no dia 22 de junho, contra o Peru, na Arena Corinthians.

Antes de iniciar sua caminhada na Copa América, a Seleção Brasileira ainda fará dois amistosos preparatórios para a competição. No dia 5 de junho, o técnico Tite comandará sua equipe contra o Catar, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. O último teste do time será no dia 9 de junho, contra Honduras, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Confira a lista de convocados:

Goleiros

Alisson – Liverpool (ING)
Ederson – Manchester City (ING)
Cássio – Corinthians

Defensores

Dani Alves – Paris Saint Germain (FRA)
Fágner – Corinthians
Filipe Luís – Atlético de Madri (ESP)
Alex Sandro – Juventus (ITA)
Thiago Silva – Paris Saint Germain (FRA)
Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA)
Miranda – Inter de Milão (ITA)
Éder Militão – Porto (POR)

Meias

Casemiro – Real Madrid (ESP)
Fernandinho – Manchester City (ING)
Allan – Napoli (ITA)
Lucas Paquetá – Milan (ITA)
Philippe Coutinho – Barcelona (ESP)
Arthur – Barcelona (ESP)

Atacantes

Neymar – Paris Saint Germain (FRA)
Richarlison – Everton (ING)
Roberto Firmino – Liverpool (ING)
Gabriel Jesus – Manchester City (ING)
David Neres – Ajax (HOL)
Everton – Grêmio.

Fonte: CBF

porpjbarreto

Em 1846 foi registrada a patente do saxofone, uma criação de Antoine Joseph Sax

A Música do Dia é “Your Latest Trick“, de Dire Straits.

Produção e apresentação – Luiz Cláudio Canuto
Agência Rádio Câmara
porpjbarreto

Seleção Feminina: convocadas celebram vaga em grupo da Copa do Mundo

Andressa Alves e Aline Reis foram duas das atletas que manifestaram sua emoção nas redes sociais; lista foi divulgada na última quinta (16)

Vestir a camisa da Seleção Brasileira é sempre uma honra, mas a responsabilidade é ainda maior quando o chamado é para a disputa da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (16), o técnico Vadão anunciou a lista de convocadas que irão defender a Amarelinha no Mundial da França, que começa no dia 7 de junho. As jogadoras selecionadas comemoraram – e muito – a convocação para integrar o plantel brasileiro na busca pelo título inédito. Algumas manifestaram a alegria nas redes sociais.

De volta à Copa do Mundo após participação em 2015, Andressa Alves celebrou a presença com um post emocionado. A atacante agradeceu pelo carinho e mensagens da torcida, além de reforçar a garra do grupo da Seleção Feminina já de olho no troféu do Mundial.

– É um orgulho e responsabilidade muito grande vestir a camisa da Seleção, ainda mais em uma Copa do Mundo. Pode ter certeza que vamos deixar tudo em campo. Às vezes falhamos sim, e quem nunca falhou? Mas uma coisa é certa, nunca desistimos. Torçam pela gente nessa Copa. Obrigado a todos de coração pelas mensagens. Vai, Brasil! – comemorou a camisa 9.

Veja mais: Confira a lista das 23 convocadas para a Seleção Brasileira Feminina

Jogadoras comemoram convocação à Seleção para Copa do MundoGoleira Aline Reis comemorou convocação à Seleção Brasileira para o Mundial 2019
Créditos: Reprodução

Já a goleira Aline Reis falou sobre a missão de integrar a Seleção em um momento de avanços no futebol feminino no Brasil. Para a arqueira, a convocação é uma realização pessoal na carreira – mas soma-se a isso o peso de representar um enorme número de jogadoras que atuam nos gramados pelo mundo.

– Orgulho e honra de vestir essa camisa e representar o Brasil. Sentimento de reconhecimento por todo o trabalho que eu venho realizando há tempos, com muita disciplina, dedicação e força de vontade. Hoje foi só mais um passo nessa caminhada para conquistar o nosso objetivo principal: dar orgulho a todos os brasileiros e levar o futebol feminino brasileiro ao topo do mundo! Eu acredito! Não somos só 23, somos todas as atletas que passaram pela seleção e nos fizeram melhor. Somos todas as jogadoras de futebol do Brasil, que junto com a gente, lutam pelo desenvolvimento do futebol feminino. Somos todas as mulheres do país, que dia após dia, lutam pelo seu espaço merecido na sociedade! Juntas, nós somos gigantes! – disse Aline.

Jogadoras comemoram convocação à Seleção para Copa do MundoMarta e Mônica foram selecionadas pelo técnico Vadão para integrar a Seleção Brasileira
Créditos: Reprodução

A Copa do Mundo começa no dia 7 de junho e se estende até o dia 7 de julho de 2019. O Brasil está no grupo C da competição, ao lado de Jamaica, Itália e Austrália. A estreia da Seleção Feminina será no dia 9 de junho, às 10h30 (Brasília), em duelo contra as caribenhas na cidade de Grenoble (França).

CBF

porpjbarreto

Aniversário da fundação do estado de Israel, em 1948

A Música do Dia é “Wounds and Kisses“, com o grupo Monica Sex.

Produção e apresentação – Luiz Cláudio Canuto
Agência Rádio Câmara
porpjbarreto

Torcedores violentos não entrarão no Brasil durante a Copa América

Torcedores estrangeiros envolvidos em episódios de violência não poderão entrar no Brasil durante o período da Copa América 2019, que começa no dia 14 de junho, com a partida entre as seleções do Brasil e da Bolívia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e vai até o jogo final no dia 7 de julho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A decisão consta de portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, os órgãos de controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração estão instruídos a impedir a entrada no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como “membro de torcida envolvida com violência em estádios”.

 Treinadores das seleções no sorteio dos grupos da Copa América Brasil 2019, na Cidade das Artes.
Treinadores das seleções no sorteio dos grupos da Copa América Brasil 2019, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Fernando Frazão/Agência Brasil

Reconhecimento facial

Para aumentar ainda mais a segurança nos estádios, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai utilizar o sistema de reconhecimento facial para identificação de torcedores nos seis estádios onde serão disputadas as partidas.

De acordo com o gerente de Segurança do Comitê Organizador Local da Conmebol, Hilário Medeiros, esse será o primeiro evento no Brasil a trabalhar com o reconhecimento facial.

“Vamos deixar um banco de dados que será abastecido com informações de todo o mundo. Trabalhamos em parceria com os órgãos de segurança pública e a Interpol [organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de diferentes países] para impedir que um indivíduo indesejado, que já tenha ou possa vir a causar distúrbios, entre nos estádios e perturbe o torcedor”, explicou.

Medeiros disse que, além da utilização do sistema de reconhecimento facial para coibir a presença de vândalos ou pessoas foragidas da Justiça nos estádios, um efetivo de 10 mil agentes de segurança privada será contratado pelo Comitê Organizador Local para o policiamento dentro dos estádios.

A Copa América Brasil 2019 será disputada em cinco cidades-sede: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, com a participação de 12 seleções, sendo dez da América do Sul: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela; e duas convidadas: Catar e Japão.

Agência Brasil

porpjbarreto

GP Brasil de Fórmula 1 causa “guerra” entre Rio de Janeiro e São Paulo

Capital fluminense quer construir autódromo de R$ 700 mi com apoio de Bolsonaro; Paulistas criticam e negam dívidas com organizadores do evento

Foto: Beto Issa/GP Brasil F1

O grande prêmio Brasil de Fórmula 1 virou motivo para uma guerra entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

É que a prefeitura carioca publicou aviso de licitação para a construção de um autódromo, no valor de R$ 700 milhões, com capacidade para 130 mil pessoas. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, os recursos para a construção do autódromo serão da iniciativa privada que terá 35 anos para explorar o local.

O anúncio, inclusive, foi comemorado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele revelou que, sem o autódromo do Rio, o país poderia ficar sem o grande prêmio de Fórmula 1 porque o contrato firmado entre a organização do mundial e o estado de São Paulo, para o uso de Interlagos, chegará ao fim no próximo ano. Além disso, Jair Bolsonaro, afirmou que há uma dívida dos paulistas com os organizadores do GP impossibilitando, assim, a renovação do contrato.

Mas, esta semana os paulistas foram a público para garantir que têm condições de continuarem a sediar o evento mais importante do automobilismo mundial.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), afirmou que o presidente Bolsonaro está equivocado. O tucano garantiu que as dívidas entre Interlagos e os organizadores do GP Brasil foram renegociadas e que a continuidade do contrato, a partir de 2021, não sofre nenhuma resistência por parte dos executivos da Fórmula 1.

A licitação para a construção do autódromo do Rio de Janeiro deve ser publicada em janeiro de 2020. Antes, ela precisa ser aprovada pela câmara de vereadores da capital fluminense.

Repórter Cristiano Carlos – Agência do Rádio

porpjbarreto

Música: Dia Mundial da Enfermagem

A Música do Dia é “Rebento“, de Gilberto Gil, com Elis Regina.

Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.
Produção e apresentação – Luiz Cláudio Canuto
Agência Rádio Câmara