Categoria Regional

porAutor

Jovem é surpreendido em estrada da zona rural de Aparecida e assassinado na frente da irmã

Foi por volta das 14hs30 da tarde desta quinta-feira (18), nas proximidades do Sítio Prensa – Zona Rural de Aparecida, no Alto Sertão da Paraíba, que dois irmãos caminhavam e ambos foram surpreendidos por dois indivíduos armados numa motocicleta.

De acordo com informações da irmã da vítima, dois elementos se aproximaram deles mandaram que ela saísse de perto do irmão e logo em seguida efetuaram vários disparos de arma de fogo contra Antônio Neto Farias, de 21 anos, residente no Sítio Prensa.

Antônio não resistiu e morreu no local. Populares que passavam pelo local acionaram a Polícia Militar – do Destacamento de Aparecida. Diligências estão sendo sendo realizadas no intuito de localizar e prender os autores do referido crime.

 

Com inforções 12ºBPM

Redação – fmrural.com.br

porAutor

PT decide romper com grupo de Ciro Gomes no Ceará

O que era para ser um evento de apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) à Presidência da República tornou-se em desabafo do senador eleitor Cid Gomes (PDT) e bate-boca com militares petistas.

Ao ser surpreendido para abrir o encontro, Cid questionou as atitudes do PT, e disse que o partido devia fazer um “mea culpa” com relação aos erros cometidos nos governos anteriores.

No momento mais tenso do discurso, o senador eleito chegou a discutir com militante, chamando-o de ‘babaca’ e ‘otário’:

O deputado federal cearense reeleito José Guimarães (PT) mandou um recado direto aos Ferreira Gomes, depois que Cid implodiu o evento pró-Haddad em Fortaleza. “Acabou a aliança com eles no Ceará”, escreveu Guimarães no Twitter ao responder jornalistas sobre o chilique do ex-governador.

Pelo Facebook, o petista também já sinalizou o rompimento. “Sobre as nossas parcerias entre o PT e a família Gomes discutiremos após o 2º turno. Tá na hora mesmo de fazermos um balanço desde 2006 e se for o caminho da separação que a façamos em caráter definitivo”, informou.

 

Fonte: Ceara News

porAutor

Prefeitura de Patos exonera 342 comissionados e poupa secretários e superintendentes

A justificativa para a demissão em massa foi a de adotar “medidas para assegurar a austeridade fiscal, e buscando estabelecer ações para redução de despesas de custeio com o pessoal”.

O prefeito de Patos, no Sertão da Paraíba, exonerou 342 servidores comissionados, mas poupou secretários e superintendentes titulares e adjuntos. A justificativa para a demissão em massa foi a de adotar “medidas para assegurar a austeridade fiscal, e buscando estabelecer ações para redução de despesas de custeio com o pessoal, para se alcançar os índices toleráveis preconizados pela lei de responsabilidade fiscal, bem como medidas para conter a grave crise econômica”.

O decreto municipal n°.033/2018, de 15 de outubro 2018, foi assinado nessa mesma data pelo prefeito Bonifácio Rocha. A demissão coletiva atinge imediatamente os cargos de provimento, em comissão, da administração direta e indireta da prefeitura municipal de Patos.

Não serão alcançadas por esse decreto, no entanto, em razão de premente necessidade do serviço público:

I – Os contratos de excepcional interesse público; II- Dos secretários e secretários adjuntos, superintendentes e respectivos adjuntos, bem como serviços essenciais da saúde, educação e assistência social; III- De setores estratégicos da administração; IV – De cargos ou contratos financiados, diretamente, com programa do governo federal; V- Outros setores essenciais e estratégicos da administração, cuja demissão não venha acarretar prejuízo ao serviço público.

No mesmo decreto, todos os secretários ficam obrigados a adotar medidas para acentuar a fiscalização do controle de frequência, inclusive, realizando mecanismos de auditagem para viabilizar que todos os servidores efetivos estejam desempenhando suas funções, nas respectivas unidades administrativas em que estejam lotados, dentre e outras providências.

porAutor

Comarca de Bonito de Santa Fé adere à Campanha Outubro Rosa

Aderindo as atividades voltadas à prevenção do câncer de mama, desenvolvidas pela Gerência de Qualidade de Vida do Poder Judiciário estadual, a Comarca de Bonito de Santa Fé realizou, na última quarta-feira (10), uma manhã de ações alusivas à Campanha Outubro Rosa, incluindo palestras, bate-papo e dinâmicas de grupo. O evento foi organizado pela Diretoria do Fórum, por meio da Gerência da unidade, com apoio do juiz Francisco Thiago da Silva Rabelo, do representante do Ministério Público estadual, Fernando Antônio Ferreira de Oliveira, e participação de todos os servidores.

A ação ocorreu das 9 às 11h, na Sala de Sessões do Tribunal do Júri, local onde foram realizados, também, autoexames e os participantes puderam trocar informações e experiências.

A palestra foi ministrada por Gladys Mary Araruna Carvalho, enfermeira especialista em saúde pública e educação em saúde, que enfatizou a importância da prevenção, os tratamentos e a probabilidade de cura. Falou, também, que apesar de serem registrados pouquíssimos casos de câncer de mama em homens, há, sim, possibilidade de ocorrer, e que quanto mais cedo for diagnosticado, mais chances existem de cura”, declarou a enfermeira.

Segundo a gerente do Fórum, Francisca Luzivania Silva de Sousa, a iniciativa foi pensada devido à ausência de informação da população da Comarca de Bonito de Santa Fé, que, na sua maioria, é muito carente e não tem o costume de participar do Programa de Saúde da Família (PSF). “Aqui na cidade, já foram registados vários casos de câncer de mama, inclusive com mortes. A ação foi voltada para atender esse público e teve o objetivo de reunir a população para se inteirar sobre a importância da prevenção, formas de tratamento e possível cura”, afirmou.

O juiz Thiago Rabelo ressaltou a importância da Campanha e parabenizou a iniciativa, que oportuniza a população adquirir informações acerca do assunto. “É importante que as pessoas busquem, cada vez mais, se informar com relação ao câncer de mama. Quanto mais cedo ocorrer a prevenção, melhor será o resultado e a probabilidade de cura”, disse.

Para o representante do Ministério Público na Comarca, a falta de informação e de prevenção é um dos principais erros cometidos no combate a doença. “A gente tem observado que, há muito tempo, um dos maiores erros que acontece em situação de se descobrir e combater o câncer é a falta de informação e de prevenção. Então, campanha como essa, que incentiva as mulheres a se prevenirem a fazerem os exames, estando a frente da doença, é extremamente importante. Quando se descobre o câncer na sua fase inicial, o tratamento é mais eficiente e eficaz e os resultados são positivos”, enfatizou Fernando Antônio.

A gerente do Fórum informou que os servidores se sentiram entusiasmados com a palestra e se surpreenderam com o elevado número de informações a respeito do tema. “Já estamos nos organizando para a próxima Campanha: Novembro Azul”, disse, agradecendo o apoio da servidora Eurenides Maria de Oliveira Paulino (auxiliar de serviços cartorários) na realização do evento.

 

Assessoria

porAutor

“Julian Lemos será meu representante não só na PB, mas em todo Nordeste”, diz Bolsonaro

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), destacou nesta segunda-feira (15), durante entrevista à Rádio Correio, que o deputado federal eleito pela Paraíba, Julian Lemos (PSL), será o representante dele não apenas na Paraíba, mas na Região Nordeste. Bolsonaro afirmou que temas relevantes para a Região como a transposição do Rio São Francisco, 13° do Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida Rural, por exemplo, serão comandados por Lemos.

“Julian Lemos será o meu representante não apenas na Paraíba, mas em toda a região Nordeste. Ele discutirá no nosso governo, caso ocorra a eleição, assuntos como a transposição, cultura do semi-árido, Minha Casa, Minha Vida – Rural, que já existe no papel. Falta botar para funcionar.Julian também irá comandar a discussão sobre o décimo terceiro do bolsa família”, afirmou Bolsonaro.

Anderson Soares

porAutor

Menina de 11 anos é raptada e estuprada por detento ao visitar irmão dentro de presídio no Ceará

Criança estava com a mãe para ajudar a entregar produtos pessoais para o irmão, quando ocorreu o crime. Preso foi transferido.

Uma criança de 11 anos foi raptada e estuprada por um preso durante o horário de visitas, no último sábado (13), dentro da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL V), no complexo prisional de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen), a vítima é irmã de um preso e foi violentada por um outro detento da unidade.

De acordo com o presidente do Copen, Cláudio Justa, a criança estava com a mãe para ajudar a entregar produtos pessoais para o irmão, que está recolhido na unidade prisional. Durante a visita, porém, um dentento levou a menina para dentro de um compartimento do presídio e estuprou a criança.

G1 entrou em contato com a Secretaria da Justiça (Sejus), responsável pelos presídios do Ceará, e com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas, até a publicação a tarde deste domingo não recebeu um posicionamento sobre o caso.

Sumiço

A mãe da criança notou o sumiço dela e acionou a segurança da unidade. Agentes penitenciários realizaram buscas, encontraram a criança e capturaram o suspeito em flagrante. Conforme a polícia, ele já estava preso por estupro de vulnerável.

Após o crime, a garota foi socorrida e levada para uma unidade hospitalar. A menina passou por exames médicos e periciais que comprovaram o abuso.

Já o presidiário foi encaminhado para uma área de isolamento para evitar que os outros detentos o agredissem em represália ao ocorrido. Ele ainda deve ser transferido no domingo (14) para evitar conflitos com outros detentos. O local, porém, não foi informado ao G1 para evitar represálias contra o presidiário.

Insegurança na unidade

Cláudio Justa afirmou que o crime demonstra a insegurança no interior da unidade prisional, que sofre com a superlotação. O presidente do Copen comentou que não é comum esse tipo de ações contra familiares, já que os presos têm a visita como “sagrada”.

“O que é preocupante é que hoje, em razão da superlotação, estamos presenciando problemas de acesso de agentes dentro de onde os presos ficam. Só conseguem ter o pleno acesso à segurança com o Batalhão de Choque. Mas nos dias de visitas, os próprios presos colaboram. É uma violência que viola as regras deles mesmos. Não é adotado um plano especial de segurança, já que é um horário sagrado pra eles. Fugiu da expectativa total”, afirmou.

G1 – CE

porAutor

Maternidade de Patos intensifica e amplia exames em alusão ao Outubro Rosa

Independente do Outubro Rosa, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, atende regularmente pacientes encaminhadas pelos Programas de Saúde da Família (PSFs) na realização de mamografias e, durante este mês, está ampliando esse trabalho, estimulando as funcionárias a trazerem uma parente para realização do exame. Referência no atendimento à mulher para mais de 60 municípios paraibanos, inclusive em gravidez de alto risco, a Maternidade também está realizando palestras internas com pacientes, visitantes e funcionários sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama. Nessa terça-feira (9), a professora Maria Euzarene Tiburtino, da Ecisa, abordou essa temática nos alojamentos da unidade. Foi também distribuído material educativo.

Os exames de Mamografia começaram a ser realizados no dia 8, e continuam nos dias 15, 22 e 29 deste mês, enquanto os citológicos acontecerão nos dias 18 e 19, pela manhã e à tarde. No primeiro dia da ação, foram realizadas 16 mamografias. A coleta do citológico acontecerá numa sala, previamente preparada, na sede do Banco de Leite.

Mamografias – Podem marcar a mamografia mulheres com idade a partir de 39 anos. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, o acesso será a partir de 35 anos. Cada colaborador pode ainda indicar uma parente para fazer os exames que precisam ser agendados previamente no Nece da Maternidade. Os exames encaminhados via PSFs continuam suas rotinas normais.

O diretor geral da Maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, destaca a importância da campanha. “Essa ação é muito oportuna, porque ela consegue uma maior mobilização para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, estimulando a realização de exames que podem identificar a doença ainda em seu estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores”, destaca o médico.

Assessoria

porAutor

Duas agências bancárias são explodidas em Coremas na Paraíba

Os bandidos voltaram a explodir bancos e agências bancárias na Paraíba. O alvo desta vez foi duas agências bancárias da cidade de Coremas, no Sertão da Paraíba. Os novos ataques aconteceram na madrugada desta quarta-feira (10).

De acordo com informações da Polícia Militar, os assaltantes chegaram armados e atiraram contra os prédios do destacamento da polícia e da cadeia pública. Em seguida, explodiram as agência.

Cerca de 20 suspeitos invadiram a cidade por volta de 1h da madrugada e explodiram caixas eletrônicos das duas agências bancárias. Após a explosão, os suspeitos fugiram em direção a cidade de São José da Lagoa Tapada. Eles jogaram grampos nas estradas para impedir alguma ação policial.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a gerência das agências não informou se os suspeitos conseguiram levar algum dinheiro do local. A polícia foi acionada, mobilizou diversa viaturas, realizou diligências, mas até agora ninguém foi preso.

 

Com PB Agora
porAutor

Ônibus interestadual se envolve em acidente entre Sousa e Aparecida

Na noite dessa segunda-feira (09), um acidente com um ônibus da empresa Guanabara foi registrado entre as cidades de Sousa e Aparecida, no Sertão da Paraíba.

De acordo com informações uma vaca teria atravessado a rodovia e o motorista ainda teria tantado frear, mas devido ao forte impacto o animal foi parar embaixo do veículo.

Apesar do susto os passageiros e o motorista do ônibus não se feriram.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para adoção dos procedimentos necessários ao caso.

Com portais

porAutor

Nordeste: Sete dos nove estados escolhem governadores no 1º turno

Eleitores do Rio Grande do Norte e Sergipe votam no segundo turno em 28 de outubro

Em sete dos nove estados da região Nordeste os governadores foram definidos já neste domingo (7), em primeiro turno. Eleitores do Rio Grande do Norte e Sergipe voltam às urnas no dia 28 de outubro para o pleito em segundo turno.

Os cearenses reelegeram Camilo Santana (PT) com a maior porcentagem da região: 79,86% dos votos. O segundo colocado no estado foi o General Theophilo (PSDB), com apenas 11,39%. Em Alagoas, Renan Filho também foi reeleito, com 77,35%. A segunda posição ficou com o candidato do PSL, Josan Leite, com 11%.

Na Bahia, Rui Costa (PT) segue no governo por mais quatro anos após receber 76% dos votos. Zé Ronaldo (DEM) teve 22,30%. No Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) foi reeleito com 59,44%. Filha de José Sarney, Roseana Sarney (MDB) sofreu nova derrota no estado.

João Azevêdo (PSB) recebeu 58,20% dos votos e exercerá seu primeiro mandato como governador da Paraíba. Ele desbancou Lucélio Cartaxo (PV), que obteve 23,40%. Em Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) foi reeleito com 51%, seguido por Armando Monteiro (PTB), que teve 36% dos votos dos eleitores pernambucanos.

O Piauí segue com Wellington Dias (PT) no governo por mais quatro anos. O petista teve 55,60% dos votos. A segunda colocação ficou com o candidato do Solidariedade, Dr. Pessoa, com 20,50% dos eleitores.

Em nova disputa no segundo turno, o Rio Grande do Norte terá que decidir entre Fatima Bezerra (PT), que recebeu 46,17% dos votos, e Carlos Eduardo (PDT), com 32,45%. Sergipe também deixou a decisão para o dia 28 de outubro. Belivaldo (PSD) chegou a 40,84% e enfrenta Valadares Filho (PSB), que alcançou 21,49% dos votos.

Reportagem: Clara Sasse