Categoria Cajazeiras

porAutor

IFPB publica editais de seleção com 3.565 vagas gratuitas. Campus Cajazeiras oferta os cursos de Edificações, Eletromecânica e Informática

A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) divulgou o edital do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2019.1) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). São quatro editais diferentes, mas para todos os cursos as inscrições são gratuitas. As inscrições serão realizadas online, no período de 17 de setembro a 19 de outubro.

No total, o IFPB está ofertando 3.565 vagas em 20 campi, do litoral ao sertão. São oportunidades para cursar o Ensino Médio Integrado ao Técnico (para quem já concluiu o nível fundamental) e o Ensino Técnico Subsequente (para quem já terminou o nível médio).

Os cursos ofertados são Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Edificações, Serviços Jurídicos, Eletromecânica, Informática, Sistemas de Energia Renovável, Contabilidade, Automação Industrial, Controle Ambiental, Eletrônica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho, Geologia, Agroindústria, Agropecuária, Serviços de Restaurante e Bar, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Transporte Aquaviário, Mineração, Equipamentos Biomédicos, Secretariado, Cuidados de Idosos, Petróleo e Gás, Química.

A seleção

Para os Cursos Técnicos Integrados ao Médio, a seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia ou disciplinas equivalentes no Ensino Fundamental II, no 6º, 7º e 8º ano, ou equivalente.

A seleção para os Cursos Técnicos Subsequentes é feita pela análise do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, cursadas no 1º e 2º ano do Ensino Médio ou equivalente. Além das notas do histórico escolar nessas disciplinas, a análise pode ser feita por meio do desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente serão válidas as edições dos Exames Nacionais após 2009.

Cotas

No PSCT, metade das vagas é reservada para quem estudou o Ensino Fundamental na rede pública. Há ainda cotas para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas, e pessoas com deficiência. Em Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.

Confira os editais

Edital Nº 71/2018 para os cursos integrados ao Ensino Médio nos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa. São 1875 vagas no total.

Edital Nº 73/2018 dos cursos técnicos subsequentes. São 1235 vagas distribuídas entre os campi Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, João Pessoa, João Pessoa/Mangabeira, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade e Sousa.

Edital Nº 72/2018 do integrado de CampinaSão 405 vagas.

Edital Nº 74/2018 do curso Instrumento MusicalSão 50 vagas nos campi João Pessoa e Monteiro.

Cronograma

A lista preliminar de candidatos inscritos deve ser publicada em 29 de outubro, com interposição de recursos para os dois dias seguintes. Após a análise dos recursos, a lista oficial de inscritos deve ser publicada em 01 de novembro.

O resultado preliminar da seleção deve ser divulgado em 30 de novembro. O prazo para interpor recursos é de 03 a 04 de dezembro. Em 07 de dezembro, a Compec prevê divulgar o resultado final.

 

Ana Carolina Abiahy 

Imagem: Pablo França – programador visual do IFPB

porAutor

Homem tira a vida por meio de enforcamento na zona rural de Cajazeiras na manhã deste domingo (14)

O popular José Bezerra de Oliveira, conhecido por “Dedé” de 49 anos, residente no Sítio Pé de Serra – Zona Rural de Cajazeiras, cometeu suicídio na manhã deste domingo (14), por meio de enforcamento.

Segundo informações de vizinhos, Dedé estava depressivo e bebia em demasia. Ainda de acordo com amigos do mesmo, ele foi casado e tinha três filhos.

A Polícia Militar foi informada do trágico ocorrido, encaminhou uma guarnição para o local, tomou as medidas cabíveis e o corpo foi encaminhado para o IML de Patos.

 

Redação – fmrural.com.br

porAutor

Saiba quantos votos seus candidatos receberam em cada seção de Cajazeiras e em cada cidade do Estado

Com base nos dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e TSE, disponibilizamos para pesquisa dos nossos leitores, o resultado das eleições gerais do primeiro turno – realizado no último domingo (07) de outubro de 2018.

Basta clicar nos links abaixo, para navegar.

Eleicao_2018_t1_Cajazeiras_Deputado Federal

Eleicao_2018_t1_Cajazeiras_Deputado Estadual

Eleicao_2018_t1_Cajazeiras_Senador

Eleicao_2018_t1_Cajazeiras_Governador

ParaíbaEleicao_2018_t1_Paraiba_Deputado Federal

ParaíbaEleicao_2018_t1_Paraiba_Deputado Estadual

ParaíbaEleicao_2018_t1_Paraiba_Senador

ParaíbaEleicao_2018_t1_Paraiba_Governador

ParaíbaEleicao_2018_t1_Paraiba_Presidente (primeiro turno)

Eleicao_2018_t1_Cajazeiras_Presidente

 

Redação – fmrural.com.br

porAutor

Gobira lança candidatura a prefeito de Cajazeiras em 2020 e diz que terá uma mulher como candidata a vice

O sapateiro Luiz Antônio Lúcio Rangel (Gobira), que foi candidato a deputado federal nas eleições deste ano pela REDE SUSTENTABILIDADE, foi o entrevistado do programa Boca Quente desta quarta feira (10). Gobira esteve no noticioso para agradecer aos mais de 18 mil votos obtidos no pleito do último domingo (07).

Gobira disse que esteve visitando praticamente todas as cidades do Estado, batendo de porta em porta, e lamentou o fato de grande parte dos eleitores votarem em candidatos que nunca pisaram os pés em suas cidades, afirmando que a compra de voto foi o grande fator para a queda de sua votação em 2018.

Quanto a sair candidato a deputado estadual já que sua votação andou perto dos números para uma vaga na Assembléia Legislativa, o sapateiro disse que iria observar o desempenho dos três deputados eleitos por Cajazeiras e, caso os mesmos não correspondam aos anseios do povo ele deverá futuramente pleitear uma cadeira na Casa Epitácio Pessoa.

Já em relação as eleições de 2020, Antônio Gobira disse que será candidato a prefeito com certeza, já tendo, inclusive, uma mulher pré-candidata a vice, a qual não quis revelar o nome. Ele também adiantou que já conta com 10 nomes para a disputa à Câmara Municipal.

 

Com blog do furão

porAutor

Deputado Jeová Campos convoca sua militância e apoiadores para defender o nome de Haddad e se engajar na campanha presidencial

O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que conseguiu renovar seu projeto político na ALPB, com expressiva votação, disse que só irá descansar da maratona da campanha depois das eleições para presidente. “Agora é a hora de arregaçarmos as mangas e andar novamente pela Paraíba defendendo um projeto político que está do lado do povo brasileiro, que prefere a democracia à ditadura, que respeita a pluralidade das pessoas, que não cultua o preconceito, que não prega o ódio, que tem um projeto que não congela investimentos em saúde e educação, enfim, que representa avanço, progresso e justiça social”, disse o parlamentar que está convocando sua militância e apoiadores para se engajarem na campanha presidencial também nesse segundo turno.

“Não podemos permitir que o povo vote enganado, precisamos desconstruir essa falsa imagem de salvador da pátria, precisamos mostrar as pessoas que o projeto do PT e das forças progressistas e aliadas é o que há de melhor para o Brasil, precisamos apresentar nosso candidato Haddad que é, de longe, o mais preparado e o único que tem compromisso com as causas sociais, com os menos favorecidos, com a gente humilde que é a grande maioria da população brasileira”, destaca Jeová.

Ainda segundo o parlamentar, é preciso reascender a esperança do povo brasileiro que está descrente da política e dos políticos. “O alto índice de abstenção desta campanha, de quase 30 milhões de eleitores, os votos nulos e em branco, que somaram 10 milhões, mostra a descrença do povo brasileiro com a política. Precisamos esclarecer que é a partir da política que mudamos a realidade de uma sociedade, a vida das pessoas. Vamos fazer nestes poucos dias uma campanha propositiva e, principalmente, demarcar a enorme diferença entre o projeto de Haddad e seu adversário que representa as forças retrógradas, nefastas, fascistas, conservadoras e preconceituosas”, disse Jeová que vai reunir sua militância e apoiadores para definir estratégias e ações que foquem na campanha e eleição de Haddad.

 

Assessoria

porAutor

Popular é alvejado à bala na manhã desta quarta-feira (10) em Cajazeiras

Um popular foi alvejado à bala na manhã desta quarta-feira (10), nas proximidades da UFCG, logo no término da Avenida José Donato Braga – “Estrada do Amor”, Zona Norte de Cajazeiras.

De acordo com informações de testemunhas, duas motocicletas ocupadas por dois indivíduos cada uma, seguiam a vítima Francisco Erinaldo Pereira Bezerra, de 51 anos e, em dado momento, ao se aproximarem do mesmo, foram efetuados vários disparos – atingindo braço e cabeça.

O SAMU foi acionado, realizou os primeiros socorros e em seguida conduziu Francisco para o HRC.

Guarnições da Polícia Miliar foram para o local, preservando a cena do crime e logo após ouvir alguns relatos deram inicio as diligências.

Até o momento ninguém foi identificado como suspeito.

 

Foto: Ângelo Lima

Redação – fmrural.com.br

porAutor

Secretária de Cajazeiras intimida servidora após saber de agressão contra menor interno no CCA

Circulando nas redes sociais desde o inicio desta semana, áudio entre a Secretária Municipal de Desenvolvimento Humano – que tem a frente a professora Gerlane Moura e, uma servidora de pré-nome Denise, vem escandalizando os bastidores da gestão do prefeito José Aldemir.

Neste caso em tela, a servidora afirma que foi em socorro de um menino que havia sido agredido por uma monitora – onde a mesma possivelmente teria dito que chamaria a polícia, para tomar conta do problema, mas ao invés da coordenação do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente de Cajazeiras (CCA) tomar providências, a servidora foi chamada atenção e ameaçada de perder o emprego pela própria secretária municipal – como consta no áudio abaixo.

De acordo com informações chegadas a nossa redação, a servidora de pré-nome Denise, foi exonerada logo após o resultado das eleições.

 

Redação – fmrural.com.br

porAutor

Cajazeiras: Obra de recapeamento asfáltico conclui Avenida Pedro Moreno Gondim e chega à Rua Doutor Coelho

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras e a empresa Coral retomaram na última segunda-feira (08) os serviços de recapeamento asfáltico nas ruas da cidade, concluindo uma das vias da Avenida Pedro Moreno Gondim e fazendo trechos da Rua Dr. Coelho, cuja conclusão acontecerá ainda nesta terça.

O recapeamento asfáltico está sendo levado às seguintes ruas: Avenida Júlio Marques do Nascimento, João Rodrigues Alves, , Rua Odilon Cavalcante, Tenente Arsênio Araruna, Engenheiro Carlos Pires de Sá, Romualdo Rolim, Avenida Pedro Moreno Gondim, Rua Doutor Coelho, Travessa Eneias Bezerra, Coronel Peba, Bonifácio Moura, Praça Major José Marques Galvão, Rua Comandante Vital Rolim, Rua Francisco Gonçalves Leite, Rua Padre Ibiapina, Rua Padre Manoel Mariano, Rua Dr. Sabino Rolim Guimarães, Rua Arsênio R. Araruna, Rua Padre José Tomaz e Praça João Pessoa.

Para o prefeito Zé Aldemir, todo esforço foi feito no sentido de conseguir dar continuidade a obra, mesmo não sendo liberadas as duas primeiras medições.

Secom

porAutor

Deputado Jeová Campos tem votação expressiva e atribui vitória a reconhecimento dos paraibanos ao seu trabalho e a sua coerência

Candidato a um novo mandato para Assembleia Legislativa, Jeová Campos (PSB), foi o 15º mais votado da Paraíba e teve seu mandato renovado por 31.017 votos, a maior votação dele nas disputas para o legislativo estadual. Jeová, que exercerá o mandato pela terceira vez, conseguiu descentralizar sua campanha, antes bem restrita ao sertão paraibano, para várias regiões do estado, a exemplo do Vale do Mamanguape, litoral e região metropolitana de João Pessoa e reunir um conjunto de militares,  apoiadores e, principalmente, eleitores que identificaram no candidato uma exceção na política, ou seja, um cidadão decente, trabalhador, honesto, que honra o mandato por sua coerência, atitudes, iniciativas e, sobretudo, produção parlamentar.

“A Paraíba mostrou que respeita e reconhece quem trabalha. Foi assim comigo, com João Azevedo, nosso governador a partir de janeiro, com os nossos deputados federais, Frei Anastácio e Gervásio Maia e que, sobretudo, o caminho da democracia e da decência na política é o que deve prevalecer. Estou muito feliz e agradecido, principalmente, porque nesta caminhada das eleições recebi inúmeros acenos de carinho e apoio, que me mostram que estou do lado e no caminho certo. A todos que contribuíram com essa vitória a minha mais profunda gratidão”, disse Jeová.

Em seus agradecimentos, Jeová ressaltou a energia e garra de sua militância, o compromisso de seus apoiadores e aliados e a força de sua equipe que foi se multiplicando em quantidade e qualidade durante a campanha. “Essa vitória não é minha, é de um coletivo que entendeu que os represento bem na ALPB, que se identifica com minhas lutas, que enxerga no político Jeová Campos uma representação legítima. Nesta campanha não tivemos caciques, nem generais, tivemos o povo”, disse o parlamentar, que hoje, segunda (08) à noite, em Cajazeiras, vai realizar uma festa popular, no meio da rua, como ele gosta, para agradecer os votos e a confiança dos paraibanos.

Para o parlamentar, agora é hora de arregaçar as mangas, colocar o pé na estrada novamente para garantir a vitória de Fernando Haddad no segundo turno. “Quem tem compromisso com o povo, com a democracia, com a liberdade, com o país, não pode se eximir desta luta que é garantir que o país retome seu rumo e isso só é possível se conseguirmos eleger Haddad, porque ele representa o lado que não tem ódio, que tem projetos, que quer governar o país para os brasileiros e os mais humildes”, disse Jeová. Ele lembra que Haddad teve 31 milhões de voto, enquanto se adversário teve 49 milhões. “Temos amplas chances de vitória, pois houve 29,5 milhões de abstenções, três milhões de votos em branco e sete milhões nulos, ou seja 1/3 da população não votou em Bolsonaro”, argumenta Jeová. Na opinião dele, o Brasil precisa ser passado a limpo e a única forma efetiva disso ocorrer é com a eleição de Haddad.

Assessoria

porAutor

Sapateiro cajazeirense não consegue objetivo de chegar à Câmara Federal e agradece aos seus eleitores de toda Paraíba

Com 7.819 votos em Cajazeiras e, 18.014 em todo o Estado, o sapateiro Antônio Gobira (REDE), alcançou apenas a 23ª posição não logrando êxito ao propósito de chegar à Câmara Federal em Brasília.

Conseguindo expressivos 48.157 votos pelo (PSOL) na eleição estadual em 2104, Antônio Gobira não desistiu e continuou sua peregrinação pelos recantos desse estado.

Em contato com o referido político, o mesmo contou que não está chateado, pois a vontade do povo é soberana. “Não estou chateado com o povo, a vontade de cada um tem que ser respeitada, mas nós conhecemos esse tipo de ação dos políticos tradicionais e não vai mudar de repente, eles usam do poder econômico para garantir a manutenção no poder, nós trabalhamos diferente disso, nós trabalhamos com propostas, dizendo os caminhos que iremos seguir”,  afirmou o sapataeiro cajazeirense.

Ainda de acordo com Gobira, ele e sua assessoria irão prestar esclarecimentos e agradecer aos seus amigos e eleitores do apoio à caminhada.

Abaixo, os (doze) Deputados Federais – Eleitos e Reeleitos:

1º lugar – GERVÁSIO MAIA (PSB) – 7,38% 146.860

2º lugar – AGUINALDO RIBEIRO (PP) – 6,04% 120.220

3º lugar – WELLINGTON ROBERTO (PR) – 5,40% 107.465

4º lugar – DR DAMIÃO (PDT) – 5,07% 100.876

5º lugar – HUGO (PRB) – 4,65% 92.468

6º lugar – FREI ANASTACIO (PT) – 4,59% 91.408

7º lugar – WILSON SANTIAGO (PTB) – 4,33% 86.208

8º lugar – PEDRO CUNHA LIMA PSDB RE – 3,86% 76.754

9º lugar – EFRAIM FILHO DEM RE – 3,82% 76.089

10º lugar – JULIAN LEMOS PSL E – 3,61% 71.899

11º lugar – EDNA HENRIQUE PSDB E – 3,52% 69.935

12º lugar – RUY CARNEIRO PSDB E – 3,08% 61.259

 

Redação – fmrural.com.br