Categoria Cajazeiras

porpjbarreto

Fuminc 2018/2019: V Cajazeirato será realizado no mês de novembro

O V Cajazeirato – Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras será realizado em novembro. O projeto foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Orlando de Queiroz Maia.

Entre os objetivos do Cajazeirato está a avaliação e discussão da produção teatral realizada no Estado da Paraíba. Também de possibilitar a troca de experiências entre os espetáculos participantes da quinta versão do Festival. O evento será realizado de 14 a 17 de novembro deste ano.

Outros objetivos do Festival: valorizar e revitalizar a produção teatral como bens culturais de natureza imaterial nos seus valores históricos, artísticos e culturais, além de realizar cursos e oficinas na área teatral durante a realização do evento. O homenageado do Festival será o escritor e teatrólogo paraibano Tarcísio Pereira.

“As práticas artísticas e culturais estão enraizadas nas tradições populares vivas até hoje através dos festivais de repente, motivo pelo qual habitam em Cajazeiras vários poetas populares; as famosas e constantes peças teatrais, que rendeu a cidade a única casa de espetáculos do Sertão (Teatro ICA) e os filhos ilustres que levaram e levam o nome da cidade país afora, a exemplo do compositor Zé do Norte, os atores Sávio Rolim, Nanêgo Lira, Eliezer Rolim, Ubiratan Di Assis e as atrizes Marcélia Cartaxo e Sôia Lira, entre outros”, destaca o projeto.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.

Secom-Cz

porpjbarreto

Deputado Júnior Araújo encaminha oficio ao superintendente da SUDEMA para fiscalizar lixão de Cajazeiras

O deputado estadual cajazeirense Júnior Araújo (AVANTE), encaminhou o Oficio, Nº 139/2019, na última terça-feira (16), ao Superintendente da SUDEMA – Aníbal Peixoto Neto, para que o referido órgão de fiscalização e gestão ambiental inspecione as atuais condições do lixão de Cajazeiras, que está localizado à Zona Rural do município.

Crianças trabalhando no aterro sanitário de Cajazeiras – (Arquivo): Blog Folha VIP de Cajazeiras.

De acordo com o parlamentar as informações dão conta da precariedade do aterro sanitário, que visivelmente demonstra desconformidade com as regras previstas em lei.

Redação – fmrural.com.br

porpjbarreto

Ministério Público recomenda suspensão de jogos dos campeonatos de futebol Sub-17 e Sub-19 na Paraíba

O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público da Paraíba recomendou à Federação Paraibana de Futebol (FPF) que suspenda a realização dos jogos desta quarta-feira (17), pelo Campeonato Sub 19, e do próximo domingo (21), pelo Campeonato Sub 17.

De acordo com o coordenador do Nudetor e da comissão, procurador Valberto Lira, a suspensão foi recomendada devido à divulgação de ausência de ambulâncias, médicos e enfermeiros dos jogos realizados nos últimos sábados e domingos. Além disso, os clubes não estão cumprindo o Estatuto do Torcedor, quanto à solicitação de agentes de segurança.

Na próxima quinta-feira (16/07), será realizada uma reunião, no auditório do Crea,, com representantes da FPF e os presidentes dos clubes que disputam os Campeonatos Sub 17 e Sub 19, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Sindicato dos Árbitros e Associação Cronistas Esportivos Paraíba (Acep). Na reunião, será oportunizado a assinatura de compromisso para cumprimento do Estatuto do torcedor.

O procurador destaca que o Estatuto do Torcedor estabelece que é dever do mandante do jogo solicitar ao Poder Público a presença de agentes de segurança responsáveis pela segurança do torcedor, dentro e fora dos estádios.

Além disso, é dever também do mandante do jogo informar, imediatamente após a decisão da realização da partida, aos órgãos de segurança, transporte e higiene os dados necessários à segurança da partida, como a hora, local, capacidade de público do estádio, expectativa de público, entre outros.

O Nudetor também requisitou da FPF as súmulas de todos os jogos realizados nos últimos sábado e domingo; a relação de todos os clubes participantes dos campeonatos Sub 17 e Sub 19, com endereços e nomes de presidentes; e a relação dos atletas inscritos nas competições.

Estádios

Nessas segunda e terça-feira, a Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios visitou os estádios dos municípios de Rio Tinto, Mamanguape, Nova Floresta e Alagoinha, que receberão jogos da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. Conforme o procurador Valberto Lira, serão produzidos relatórios pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilâncias Municipais.

Assessoria de Comunicação – MPPB

porpjbarreto

FAMUP promoverá curso de capacitação para pregoeiros e contratos em Cajazeiras

Curso de Licitação:Teoria e Prática do Pregão Presencial e Eletrônico

FORMAÇÃO DE NOVOS PREGOEIROS OFICIAIS

OBJETIVO

Formação e certificação de novos Pregoeiros. Capacitar membros de comissões permanentes e demais servidores na área de licitações, notadamente na modalidade Pregão em suas formas presencial e eletrônica. Treinar o cursando a realizar com segurança todas as fases do procedimento e embasá-los no aspecto jurídico, técnico e comportamental do processo de contratação.

MÉTODO

Abordagem teórica do tema, com aulas expositivas e dialogadas, onde serão analisadas as principais leis e decretos inerentes às licitações e uma atividade prática, na forma “passo a passo”, com a realização de um pregão presencial, explorando detalhadamente um software especifico (da ELMAR) e um eletrônico em todas as suas fases, ministrada de forma didática e acessível com base no site do Governamental (www.comprasgovernamentais.com.br). Atividades em sala e avaliação ao final do curso.

PÚBLICO ALVO

Os que pretendem tornarem-se Pregoeiros Oficiais, Equipes de Apoio, Membros de comissões de licitações municipais, Ordenadores de Despesas, servidores das áreas de compras e licitações das Administrações Públicas(Direta e Indireta), Agentes públicos e demais servidores estatais em suas mais diversas categorias.

CARGA HORÁRIA

16 horas

LOCAL

Sede da AMASP – Rua Odilon Cavalcante s/n, Cajazeiras-PB– Cep: 58.920-000

DATA

05 e 06 Agosto de 2019

Certificado expedido pela Ordem Dos Pregoeiros do Brasil – Subseção da Paraíba / OPBSPB

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O processo de avaliação de aprendizagem se dará da seguinte forma:

• Exercícios de fixação após cada módulo – corrigido e explicado em sala de aula;

• Após o módulo final haverá uma avaliação final com o objetivo de aferir o conhecimento do cursando por meio de umaprova objetiva, cuja aprovação se dará alcançando no mínimo 70% de 30 questões aplicadas e 80%, no mínimo, de presença.

CERTIFICAÇÃO

Ao cursando que alcançar a aprovação, será conferido o certificado de conclusão emitido pela Ordem dos Pregoeiros do Brasil – Subseção da Paraíba e LICITEC, logo após o encerramento.

PROGRAMA

Primeiro Módulo – Noções gerais de licitação – 4 horas

Conceito – Legislação

Introdução à Licitação: Conceitos e Princípios constitucionais que vinculam a Administração Pública; Preparação e Instrução dos Processos (Termo de referência compras, serviços e orçamento); A importância do procedimento e a finalidade da licitação; As exceções à regra.

Especificidades:

Possibilidades de Contratação Direta; Objetivos, Procedimento de contratação direta e especificidades; Os princípios da licitação; Edital: Conceito, Objeto da Licitação, Exigências, Critérios de Julgamento, Condições do Contrato; Requisitos – Analisando e checando sua importância, e cláusulas; Fase Interna ou Preparatória da Licitação: Edital do pregão e seus anexos; Legitimidade do edital quando exige amostra do objeto licitado, laudo médico, etc.; Benefícios e cautelas; Momento da exigência: antes, durante ou depois da licitação.

As fases de habilitação dos licitantes; Habilitação: Jurídica, Regularidade Fiscal, Qualificação Técnica, Qualificação Econômico-Financeira; Regularidade Perante o Ministério do Trabalho, Cadastramento; As peculiaridades de cadamodalidade de licitação e das exigências relativas aos principais documentos; Classificação das Propostas, Atendimento ao Edital, Critérios de avaliação; As impugnações ao edital; Pedidos de Esclarecimento, Impugnação e Recursos Administrativos; Cuidados necessários na fase da contratação do fornecimento.

Segundo Módulo – Perspectivas Jurídicas do Processo do Pregão Presencial e Eletrônico – 4 horas

Dispensa e Inexigibilidade de Licitação; Modalidades, Tipos de Licitação e suas especificidades; Justificativa da Contratação e Cotação de Preços; Cautelas na definição do objeto; Termo de referência – descrição do objeto, exigências técnicas; Princípios e finalidade do Pregão; Principais diferenças entre o pregão presencial e o pregão eletrônico; Atribuições da autoridade competente; Atribuições do pregoeiro; Negociação; Equipe de apoio; O que pode ser adquirido pela modalidade de pregão.

As fases do pregão:

Fase Interna ou Preparatória do Pregão: Justificativa da Contratação; Garantia de reserva orçamentária; Designação do pregoeiro e dos membros da equipe de apoio; Procedimento; Formas de designação; Edital do pregão e seus anexos; Cautelas na definição do objeto; Termo de referência; Fase Externa ou Operacional do Pregão: Publicidade do Edital – Formas e Prazos; Convocação dos interessados; Pedidos de esclarecimentos ou impugnações ao edital;Sessão pública para o recebimento dos envelopes; Necessidade do credenciamento; Propostas comerciais: possibilidade de alteração e prazo de validade; Fase dos lances verbais: cautelas e requisitos; Aceitabilidade das

propostas; Propostas inexequíveis e superfaturadas: como detectá-las?; Habilitação: Documentos a serem analisados

Documentação

Declaração do vencedor do certame; Aplicação da Lei Complementar nº 123/06; Recursos: condições para interposição e procedimento; Importância da ata num certame marcado pela oralidade; Homologação e adjudicação; Celebração do contrato; Recusa do adjudicatário em assinar o contrato e a retomada da licitação; Aplicação da sanção prevista no art. 7º da Lei nº 10.520/02; Necessidade ou não de previsão expressa no edital e/ou respectivo ajuste celebrado; Possibilidade de conciliação com as penalidades previstas na Lei nº 8.666/93;Revogação e anulação do pregão; Particularidades do edital; Impugnação; Credenciamento; Classificação das propostas e etapa de lances; Fase de Habilitação; Recursos; Fase saneadora; Adjudicação e Homologação; Penalidades.

Terceiro Módulo – Prática (Passo a Passo) de um Pregão Presencial – 4 horas

Leitura do edital

Exercício prático referente às fases do processo, seus requisitos, cuidados, responsabilidades e competências com a montagem da proposta de habilitação e análise dos documentos de classificação e exigidos no edital; Pedidos de esclarecimento e impugnação; Habilitação Jurídica, Fiscal e Técnica; Qualificação Econômica Financeira; Cadastramento; Adjudicação e homologação; Impugnação e Recurso; Apresentação das propostas; Habilitação e Julgamento; Checklist.

Quarto Módulo – Prática (Passo a Passo) de um Pregão Eletrônico – 4 horas

Simulação completa de um pregão eletrônico em todas as suas fases, desde a leitura de um edital, passando pelas fases de esclarecimentos, impugnação, entrega e montagem de propostas, etapa de lances, negociação, tempo randômico, através de um sistema que simula uma plataforma eletrônica.

Data do evento

5 de agosto de 2019, 08h00 até 6 de agosto de 2019, 18h00

Local do evento

  • Cajazeiras
  • Rua Odilon Cavalcante s/n
  • Centro, Cajazeiras – Paraíba.

 

FAMUP

porpjbarreto

‘Longa’ paraibano é selecionado para Festival de Cinema de Caruaru

Filme conta a história de Leon, um homem em busca da verdade sobre o passado de sua família

O longa-metragem paraibano ‘Incursão’ foi um dos filmes selecionados dentre os 549 inscritos para a 6ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano Contemporâneo de Caruaru.

Produzido pela Stairs Filmes de Campina Grande-PB e Orbe Produções Audiovisuais de Cabedelo-PB, em parceria com a Arquiteto Cinema de Curitiba-PR, o filme é uma produção independente do gênero drama/mistério, realizada com recursos próprios, apoio das prefeituras de Bananeiras-PB e Remígio-PB, e patrocínio de empresários locais.

O filme conta a história de Leon, um homem em busca da verdade sobre o passado de sua família, até que encontra uma pista sobre o sumiço de seu pai que o lança em uma “caça ao tesouro”, colocando-o em confronto com os poderosos da cidade.

O projeto tem a direção conjunta de Eduardo P. Moreira e Silvio Toledo com roteiro do próprio Eduardo P. Moreira. No elenco, grandes nomes paraibanos como Fábio Campos, Claudia Lira, Fernando Teixeira, Arly Arnaud, Dadá Venceslau, Raquel Rolim, Sebastião Formiga e Beto Quirino.

O lançamento comercial do longa está previsto para 2020 nas salas de cinema. Até lá, continuará a percorrer o circuito de festivais nacionais e internacionais. Para saber mais sobre o filme, visite a sua página oficial.

 

Assessoria de Imprensa

porpjbarreto

Homem é morto a bala na Zona Norte de Cajazeiras

Um crime de morte foi registrado na noite desta segunda-feira (15), por volta das 20 horas, na Avenida Prefeito Solidônio Jácome de Araújo, nas proximidades da Madeireira Piranhense, rua de acesso ao Conjunto Ronaldo Cunha Lima e Mutirão.

De acordo com informações de populares, a vítima havia se mudado para a referida localidade no domingo (14), um dia antes de ser assassinada.

Ainda sobre a autoria, a Polícia Militar recebeu as informações necessárias e faz diligências, para tentar encontrar os assassinos, que estavam em uma motocicleta – relatou uma testemunha.

Não é oficial, mas o homem foi identificado pelo pré-nome de Rogério.

 

Em instantes mais informações…

Redação – fmrural.com.br

porpjbarreto

Cajazeiras: Secretarias de Esporte e Educação revitalizam Ginásio Poliesportivo dos Cocos

O trabalho realizado contou com a renovação da pintura da quadra e a instalação da iluminação do ginásio

A Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Educação realizou a revitalização da pintura da quadra e instalou a iluminação do Ginásio Poliesportivo da escola EMEIEF Antônio de Sousa Dias do Sítio Cocos, atendendo um pleito do vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio.

O trabalho realizado contou com a renovação da pintura da quadra e a instalação da iluminação do ginásio que está pronto e a disposição dos alunos daquela comunidade.

Essa é mais uma ação da gestão municipal que já conseguiu recuperar outras praças de esporte, sempre com a dedicação do secretário Ninha, que não mede esforços para oferecer o melhor aos praticantes de esporte da cidade.

Vale destacar a parceria com a Secretaria de Educação através da secretária Socorro Delfino e da sub secretária Shirley Maciel que tem promovido um novo momento na educação do município.

Secom-CZ

porpjbarreto

IFPB: Sai lista de convocados para procedimento de heteroidentificação do concurso de Técnico-Administrativo

Procedimento será realizado na PRAF nos dias 20 e 21 de julho por uma comissão avaliadora

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) divulgou na última quinta-feira (11) a relação dos candidatos negros aptos ao procedimento de heteroidentificação aprovados na prova objetiva do concurso de Técnico-Administrativo do Instituto Federal da Paraíba (edital 147).

Confira neste link o Edital 001/2019 de convocação, onde constam a relação dos candidatos convocados, local, dia e horário da aferição.

A Lei nº 12.990/20 estabelece a oferta de 20% das vagas ofertadas para cada cargo aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE.

A heteroidentificação será realizada nos dias 20 e 21 de julho (sábado e domingo) na Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) do IFPB localizada na Avenida Almirante Barroso, 1077, Centro da capital. O procedimento será feito por uma comissão que comprovará a etnia declarada no momento da inscrição. A comissão utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo candidato.

Veja aqui a síntese do currículo dos membros da Comissão.

Segundo o Edital o candidato deve comparecer ao local da aferição com antecedência mínima de meia hora do horário fixado para o seu início. A ordem de realização das entrevistas obedecerá a ordem de chegada dos candidatos de acordo com os horários estabelecidos. Os convocados devem levar original e cópia do documento de identidade. O procedimento de heteroidentificação será filmado.

O candidato que não comparecer ao procedimento de heteroidentifcação ou que não tenha sua autodeclararão confirmada pela comissão, será excluído da referida cota e passará a constar exclusivamente na lista de ampla concorrência, caso obtenha nota suficiente para a sua classificação.

Confira aqui o Edital 147 para Técnico-Administrativo (retificado pelo Edital 126).

Acesse neste link a página do IDECAN de acompanhamento do Edital 147.

O resultado final do concurso para Técnico-Administrativo será conhecido no dia 15 de agosto.

Assessoria de Imprensa – IFPB

porpjbarreto

Fuminc 2018/2019: Cine Açude Grande chega a terceira edição consolidado na cena cultural

Já consolidado no calendário cultural da Paraíba, o Cine Açude Grande terá, este ano, mais uma edição, cujo projeto foi também aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Veruza Rolim Guedes.

O III Cine Açude Grande será realizado entre os dias 21 a 23 de agosto, oferecendo gratuitamente para a população de Cajazeiras e região oficinas, debates, sessões ao ar livre e sessões destinadas ao público infanto-juvenil nas escolas públicas municipais.

A estimativa de exibição é de 40 filmes de curta-metragem realizados na Paraíba e também produções nacionais. A proposta é democratizar o acesso a filmes de produções regionais e nacionais, por meio de sessões realizadas em Cajazeiras. A população terá a oportunidade de assistir gratuitamente aos mais recentes filmes brasileiros e paraibanos que não circulam nas grandes mídias nacionais, bem como a participação em oficinas e fóruns sobre audiovisual e sua difusão no estado.

As primeiras edições do Cine Açude Grande conseguiram atingir um número significativo de pessoas através de inscrições para as diversas oficinas oferecidas gratuitamente. Também atingiram, direta e indiretamente, por volta de 700 pessoas em mostras competitivas de filmes que aconteceram em diversos locais da cidade. A homenageada nesta edição é Virgínia Gualberto.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.

Secom-Cz

porpjbarreto

João Azevêdo abre Caravana da Rede Cuidar e anuncia ampliação para 2020

O governador João Azevêdo participou, neste domingo (7), da solenidade de abertura da Caravana da Rede Cuidar, com a recepção dos profissionais e voluntários, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, que seguirão para Monteiro, primeira cidade a receber a ação nesta segunda-feira (8). O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Rede Cuidar,conta com o envolvimento de 60 profissionais, diariamente, e tem o objetivo de promover a busca ativa de crianças com cardiopatias e qualificar a assistência hospitalar à gestante e ao neonato de risco. A Caravana, ocorrerá no período de 8 a 20 de julho, e percorrerá 13 cidades, cerca de 2.800 km, do Sertão ao Litoral da Paraíba.

As 13 cidades que receberão a Caravana, com as respectivas datas, são: Monteiro (8); Princesa Isabel (9); Itaporanga (10); Cajazeiras (11); Sousa (12); Catolé do Rocha (13); Pombal (14); Patos (15); Esperança (16); Picuí (17); Guarabira (18); Mamanguape (19) e Itabaiana (20). A equipe de especialistas que está envolvida nas várias linhas de cuidados são: cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a Caravana da Rede Cuidar oferece uma nova chance de vida às mães e crianças e será ampliada, a partir do próximo ano, para atender um número maior de paraibanos. “Nós estamos tratando de uma política de Estado, de solidariedade, de voluntariado, de saúde, e acima de tudo, de compromisso com a população. Eu agradeço pelo esforço de cada profissional que deixa sua casa para percorrer esse Estado todo em busca de salvar vidas”, declarou.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que a Caravana se caracteriza como uma revolução na Medicina Preventiva e representa um momento ímpar para o Estado. “Por meio dessa busca ativa, realizada em 13 cidades, se faz o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas e que, em alguns casos, requer cirurgias de urgência; nós temos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires uma estrutura adequada para receber essas crianças e realizar o tratamento cirúrgico, fazendo da Paraíba uma referência nacional no programa e beneficiando os paraibanos com essa ação”, frisou.

A coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, destacou que o grande desafio da Caravana é reduzir as mortalidades materna e infantil. “Se a gente construir uma rede em que a baixa complexidade consegue tirar mulheres da emergência ou identificar mães e bebês em situação de risco e saber o que fazer em caráter emergencial, vamos conseguir diminuir cada vez mais esses números, e esse será o primeiro ano em que a Caravana vem 100% paraibana, oferecendo essa assistência efetiva para mães, bebês e cardiopatas”, falou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), Roberto Magliano, parabenizou o Governo do Estado pela inciativa. “É uma ação positiva porque mostra que a gestão está preocupada com a saúde não só dos grandes municípios, mas também das pequenas cidades, e o CRM entende que a saúde materna, perinatal e do coração merece toda a atenção”, enfatizou.

Paraibana, a médica pediatra Carol Urquiza, que trabalha atualmente em São Paulo, vai atuar como voluntária da Caravana da Rede Cuidar este ano, e falou da expectativa para iniciar os trabalhos. “É um grande prazer voltar para a minha terra e utilizar o que aprendi para ajudar crianças que têm condições de receber tratamento. Muita coisa pode ser feita, inclusive, com orientação à família, resultando em qualidade de vida e numa infância feliz. Esperamos fazer um trabalho maravilhoso e que vai mudar a vida de muita gente, mas os maiores beneficiados somos nós que somos voluntários desse projeto tão bonito”, comentou.

Ao longo de cinco anos, a Caravana da Rede Cuidar já realizou 5.024 ecocardiogramas; 615 ultrassonografias fetais; 419 auscultas cardíacas digitais, além de exames de urina e de genética. Ainda oferece toda infraestrutura educativa, administrativa e de informática.

Os atendimentos oferecidos nesta edição serão a cardiologia pediátrica, atendimentos clínicos; ecocardiograma transtorácico, além de avaliações com equipe multiprofissional para ajudar no apoio ao diagnóstico e na adequação do plano de cuidado de cada paciente avaliado. As ações da obstetrícia e neonatologia serão direcionadas para a qualificação e implantação de kits emergenciais para o fortalecimento da implementação dos protocolos para estabilizar os pacientes até a chegada na Unidade de alta complexidade.

A deputada estadual Estela Bezerra e o deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Articulação Política, João Gonçalves, prestigiaram o evento.

Novas Parcerias – Este ano, a Caravana contará com a parceria da equipe do Banco de Leite Humano e Hemocentro, que está mobilizando todos os Hemonúcleos para a doação de sangue e cadastro para a doação de medula óssea.

Qualificação de profissionais – Esta ação permite que profissionais de saúde dos mais diversos centros, que compõem a Rede Cuidar, sejam qualificados em cursos presenciais, nas diversas linhas de cuidado e que são oferecidos a todos os municípios de cada uma das macrorregiões de saúde.

Secom-PB