Categoria Cajazeiras

porpjbarreto

Suplente de vereador Serafim da Palhoça (PSL) declara apoio ao esquema do prefeito José Aldemir

O suplente de vereador Serafim da Palhoça (PSL), declarou apoio ao esquema político do prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP).

Na manhã desta terça-feira (21), Serafim posou ao lado do prefeito, inclusive, fazendo o “V” da vitória, durante a solenidade de anuncio da programação do Xamegão 2019.

Agora o ex-aliado de Carlos Antônio e Dra. Denise está engajado no projeto de reeleição do prefeito José Aldemir e, pelas informações, poderá assentar-se numa cadeira, na Câmara Municipal por articulação do gestor já que é o 1º suplente da sua coligação, que teve os vereadores: Deusinho da Arara (PTC), João da Coca (PTC) e Eudomar Filho (PTC), eleitos.

Outra possibilidade é que Serafim venha a assumir uma secretaria no governo, possivelmente, o Meio Ambiente, que poderá ser desagregada do Desenvolvimento Rural.

Serafim foi candidato a vereador nas eleições de 2016 pelo PSL e obteve 524 votos, tendo sido considerada uma ótima votação.

 

Com informações de blog do furão

porpjbarreto

Criação da Academia Cajazeirense de Artes e Letras preserva a memória e valoriza a cultura afirma deputado Jeová Campos

O deputado estadual Jeová Campos (PSB) anunciou nesta terça-feira (21), que na próxima sexta-feira (24), será instalada a Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal). O parlamentar parabenizou a iniciativa que partiu de um grupo de intelectuais e artistas de Cajazeiras.Preservar a memória e valorizar a cultura na terra do Padre Rolim é uma iniciativa louvável e digna de aplausos e eu aqui quero parabenizar os idealizadores dessa iniciativa, destacou o deputado em discurso na tribuna da ALPB. Os imortais da Acal tomarão posse no mesmo dia de fundação da Academia. Serão 40 patronos e 40 membros.

O deputado lembrou que grandes nomes da história cajazeirense serão patronos dos novos acadêmicos, a exemplo de Pe. Rolim, de Cristiano Cartaxo, de Zacarias de Moura e da Professora Nazaré Lopes, que são grandes ícones da educação, e também da arte e da música, como Zé do Norte. “Quero fazer o registro da ousadia desta terra de criar uma Academia de Artes e Letras justamente num momento onde o país passa por um período bem obscuro, cujo governo federal, anda de ré e na contramão do desenvolvimento e progresso ao cercear a autonomia universitária, reduzir investimentos em educação pública e comprometer, desta forma, o futuro de nosso país e das atuais e futuras gerações”, disse Jeová.

Para ele, Cajazeiras dá uma lição com essa iniciativa. “A criação desta Academia mostra que Cajazeiras continua a ter visão, a enxergar longe e a valorizar a cultura e artes, sem as quais, junto com a educação, nenhuma cidade, estado ou nação progride”, finaliza o deputado.

Assessoria de Imprensa 

porpjbarreto

Prefeito anuncia programação oficial do Xamegão/2019 de Cajazeiras

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP), acompanhado de auxiliares da gestão, vereadores e imprensa, anunciou na manhã desta terça-feira (21), em seu gabinete, na Prefeitura Municipal – toda a programação oficial da edição 2019 do Xamegão.

Redação – fmrural.com.br

porpjbarreto

Câmara de Cajazeiras convoca coordenadora do SAMU a prestar esclarecimentos sobre altos salários pagos a médicos plantonistas

Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, na noite da última segunda-feira (20), quando fazia uso à fala, o Vereador Jucinério Félix (PPS), levantou suspeição no tocante, aos altos salários pagos e em particular, para dois médicos plantonistas do SAMU em consonância com dados encontrados no Sagres-PB.

Em ato continuo, o parlamentar requereu, que a coordenadora do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), a Senhora Simone Cartacho Macedo Macambira e, na oportunidade – o próprio secretário de saúde do município, Cristóvão Pinheiro, esteja presente, para ambos, prestarem contas, esclarecimentos e responderem aos questionamentos dos vereadores.

De acordo com Jucinério, salários de até 37 mil reais mensais – fogem à realidade local, pois, nestes casos específicos, os médicos haveriam de dar (mil) plantões, ou (vinte e cinco) horas continuas, mesmo assim não justificava os pagamentos. Para dirimir quaisquer que sejam as dúvidas, os servidores públicos serão sabatinados.

Quero ver a escala médica dos últimos seis meses, os pontos, o registro no CNES, a carga horária de cada médico dos últimos seis meses, para eu confrontar, a final, estamos falando de recursos públicos”, esclareceu o parlamentar.

Redação – fmrural.com.br

porpjbarreto

70% dos candidatos fizeram as provas do Concurso do IFPB para Técnico-Administrativo

Provas aconteceram no domingo em nove cidades. Gabarito preliminar sai dia 21 de maio

O concurso público do Instituto Federal da Paraíba realizado em nove cidades no último domingo (19) ocorreu em clima de normalidade, segundo informou o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). Cerca de 70% dos inscritos compareceram aos locais de prova, ou seja, 23.074 candidatos.

O concurso aconteceu nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Guarabira, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Sousa e Cajazeiras. Pela manhã, quando foram aplicadas as provas para os cargos de níveis técnico e médio, 16.108 candidatos realizaram os exames. No turno da tarde dedicado ao nível superior o comparecimento foi de 6.966 candidatos. O número de faltosos chegou a 31%.

Segundo o Idecan foi registrada apenas uma ocorrência de eliminação de um candidato em João Pessoa, porque o alarme do celular tocou várias vezes na sala durante a prova. Estavam aptos aos exames 33.432 candidatos.

O gabarito preliminar das provas objetivas deve ser divulgado nesta terça-feira (21). Nos dois dias seguintes (22 e 23) será possível interpor recurso no ambiente do Idecan. De acordo com o cronograma do concurso, no dia 12 de julho haverá a divulgação dos candidatos aptos ao procedimento de heteroidentificação (confirmação, por meio de uma banca, de que a autodeclaração do candidato negro é verdadeira).

O resultado preliminar do concurso público sairá no dia 06 de agosto e o resultado final está previsto para o dia 15 de agosto.

Assessoria de Imprensa – IFPB

porpjbarreto

Imprudência: Carro cai em riacho deixa uma jovem morta e outras três pessoas feridas em Cajazeiras

Um trágico acidente foi registrado na manhã deste domingo (19), após quatro pessoas embarcarem numa caminhoneta. Ambos estavam em um parque de vaquejada e, logo nas proximidades ainda, o motorista perdeu o controle do referido veículo e, caiu nas águas do riacho da Curicaca, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

De acordo com informações que estão circulando nas redes sociais, logo que aconteceu o fatídico acidente, os próprios frequentadores da festa correram em socorro às vítimas, porém, a jovem Milena Cartaxo, de 21 anos, natural de Cajazeiras, não resistiu e faleceu no local.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), estiveram prestando todo atendimento requerido na ocorrência.

Outras três pessoas foram socorridas para o HRC. Imprudência e alta velocidade pode ser o motivo que ocasionou a morte de Milena e ferimentos nas demais vítimas – descreve uma testemunha, que presenciou a saída do carro em alta velocidade do parque de vaquejada. Abaixo, o áudio que afirma.

O carro ficou parcialmente submerso, dificultando o salvamento com vida da jovem estudante Milena Cartaxo. Vídeos de tentativas de reanimar Milena e a retirada do veículo do riacho – estão circulando pelas redes sociais, como podemos ver abaixo.

 

Fotos e Vídeos: WhatsApp

Redação – fmrural.com.br

porpjbarreto

Mais de 33 mil candidatos fazem neste domingo (19) concurso do IFPB para Técnico-Administrativo

Confira locais de provas e orientações gerais

Serão realizadas neste domingo, dia 19, as provas do concurso do Instituto Federal da Paraíba para Técnico-Administrativo em Educação. Estão aptos aos exames 33.432 candidatos que disputam 36 vagas. A prova objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha e terá duração de quatro horas.

Locais das provas

As provas acontecerão nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Guarabira, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Sousa e Cajazeiras. O horário da prova varia de acordo com o cargo escolhido. Os inscritos no Edital 147 para os cargos de níveis C e D farão as provas no horário das 8h às 12h15 (portões serão abertos às 07h00), e para os cargos de nível E as provas acontecerão das 14h às 18h15 (portões serão abertos às 13h00).

É recomendado que o candidato chegue com antecedência para evitar atropelos.Em João Pessoa o local com maior concentração de candidatos é o IESP, na estrada de Cabedelo. Veja aqui a relação das instalações/prédios onde acontecerão os exames nas nove cidades.

O candidato pode imprimir o comprovante de inscrição e consultar o seu local de prova específico no link do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). Para verificar o local de prova é necessário informar o CPF. Confira a página de acompanhamento do IDECAN para os inscritos no Edital para Técnico-Administrativo.

Orientações gerais

  • Para fazer a prova, o candidato deverá utilizar, exclusivamente, caneta esferográfica de corpo transparente na cor azul ou preta;
  • Para ter acesso à sala de provas o candidato deverá assinar a lista de frequência e apresentar documento oficial de identificação, é recomendado que o candidato leve o comprovante de inscrição;
  • Nas salas de provas não será permitido ao candidato portar lápis, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, tablets, Ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios de quaisquer espécies, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Não será permitido ao candidato utilizar óculos escuros, artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caso seja necessário o candidato portar alguns desses objetos, eles deverão ser obrigatoriamente guardados em envelopes fornecidos pela banca organizadora;
  • Os três últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos.

Confira aqui o Edital completo.

Os cargos com maior número de inscrições no Edital 147 foram: Assistente em Administração (nível D), Assistente de Alunos (nível C) e Assistente Social (nível E).

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados no dia 21 de maio, nos dois dias seguintes (22 e 23) será possível interpor recurso. De acordo com o cronograma do concurso, no dia 12 de julho haverá a divulgação dos candidatos aptos ao procedimento de heteroidentificação (confirmação, por meio de uma banca, de que a autodeclaração do candidato negro é verdadeira).

O resultado preliminar do concurso público sairá no dia 06 de agosto e o resultado final está previsto para o dia 15 de agosto.

Assessoria de Comunicação do IFPB

porpjbarreto

Ronaldo Rodrigues recebe os parabéns de seus familiares pela qualificação de dissertação de Mestrado na UFPB

O jovem Ronaldo Rodrigues avança mais um passo em sua carreira profissional, desta vez conseguiu qualificar sua pesquisa de Mestrado na Capital, João Pessoa.

Aluno do Mestrado Profissional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), PGPCI (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional).

A pesquisa traz arranjos de políticas públicas socais: “Parcerias públicas com organizações da sociedade civil para ações de assistência social”.

Amigos, familiares e colegas parabenizaram o jovem por mais uma conquista em sua vida.

Em breve, Cajazeiras contará com mais um mestre, consolidando o slogan da “terra que ensinou a Paraíba a ler”.

– Antônio Rodrigues S. Filho (Ronaldo Rodrigues)

– Presidente do Grupo de Amigos Diabéticos em Ação – GADA

– Mídias Sociais

– Blogueiro e Ativista de Movimentos Sociais

– Empreendedor Social

– Educador Social e em Diabetes

– Pedagogo (UFCG)

– Bacharel em Direito (UFCG)

– Cursando Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Ludicidade na Educação Infantil.

http://eutipo1eadiabetes.blogspot.com.br/

http://gadacajazeiraspb.blogspot.com.br/

http://gadacajazeiras.webnode.com/

 

Ascom

porpjbarreto

Cajazeiras: Unicorp realiza aula inaugural de pós-graduação em Saúde Mental e Atendimento Psicossocial

A Unicorp realizou na noite da última quinta-feira (15) de maio, em sua sede à Rua Regina Alves Formiga, 109, Jardim Oásis – Cajazeiras, no Sertão paraibano, aula inaugural de pós-graduação em Saúde Mental e Atendimento Psicossocial.

Com o tema, Mindset: “Como a Saúde Mental pode influenciar na conquista pelo bem-estar”, ministrado pela palestrante Luiziane Gomes Rolim, graduada em Psicologia MBA (Master of Business Administration) em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, o referido evento foi um momento de construção e aprendizagem para os alunos e convidados presentes.

Houve ainda, sorteio de brindes e, troca de ideias. Para prestigiar a aula inaugural, o professor Carlos Gildemar Pontes se fez presente e na oportunidade agradeceu o convite.

Matrículas ainda podem ser feitas na sede da Unicorp, no endereço acima mencionado, ou para esclarecimento de dúvidas e informações sobre o curso – os interessados possam ligar para o telefone: (83) 9.9148-6003. Os certificados são reconhecidos pelo MEC.

 

Assessoria de Imprensa

porpjbarreto

Justiça Federal expede mandado de prisão contra ex-vice-prefeito de Cajazeiras

O juiz titular da 8ª Vara da Justiça Federal, sediada na vizinha cidade de Sousa, expediu em setembro último, um mandado de prisão contra Sr. Sinézio Martins de Oliveira, ex-vice-prefeito de Cajazeiras.

Sinézio, que fora condenado ao cumprimento da pena de 04 (quatro) anos e 03 (três) meses de reclusão, inicialmente em regime semiaberto, é o pai de Daianny Kelly Valêncio de Oliveira, a qual assume atualmente na gestão do prefeito José Aldemir, os cargos simultâneos de Secretária de Políticas Públicas (SSP) e Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico (SDCON).

O mandado expedido tem validade para até 11/02/2026 e se deu em face de um processo que tramitava em seu desfavor desde os idos do ano de 2016, no qual fora prolatada sentença condenatória.

Se tratava de uma ação que condenou Sinézio por desvios de recursos públicos da Prefeitura Municipal de São João do Rio do Pexe, crime praticado em conjunto com o Sr. José Aldeir Meireles de Almeida (irmão de José Aldemir Meireles de Almeida, atual prefeito de Cajazeiras).

Segundo o MPF, o ex-prefeito José Aldeir Meireles de Almeida simulou o processo licitatório e a celebração de contrato administrativo com a construtora M. O. Engenharia Ltda, de propriedade de Sinézio Martins de Oliveira. Em seguida, o ex-prefeito emitiu cheques em benefício da mencionada empresa, antes mesmo da obra ter sido realizada.

Ainda conforme a denúncia, Sinézio Martins colaborou com os desvios que foram da ordem de R$ 130.525,14, emitindo notas fiscais falsas de serviços prestados à prefeitura. O proprietário da construtora recebia os cheques e, após sacá-los, ou endossá-los,  dividia o dinheiro com o José Aldeir Meireles de Almeida.

 

Fonte: Farol do Sertão