Autor Autor

porAutor

Stiupb apoia funcionário da Cagepa de Cajazeiras para o Conselho de Administração da Companhia

Neujanny Chaves Patrício, da cidade de Cajazeiras.

Pelo perfil que possui: sendo defensor dos interesses da categoria e da empresa como um todo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas na Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, informa que a entidade estará apoiando o nome de Neujanny Chaves Patrício, da cidade de Cajazeiras, que estará concorrendo a uma vaga como membro representante dos Empregados no Conselho de Administração da Cagepa.

Neujanny Chaves tem 34 anos de idade e é funcionário da Cagepa há 14 anos, sendo técnico em saneamento e subgerente das agências locais naquela cidade do Sertão da Paraíba.

Neujanny esteve em Campina Grande formalizando o pedido de apoio à diretoria do Stiupb e foi recebido pelo presidente Wilton Maia e por outros dirigentes.

“Neujanny é parceiro nosso de muito tempo. Tem um histórico limpo e de lutas em defesa dos reais interesses da classe e da empresa, notadamente na região do Alto Piranhas. Vai agregar muito valor à CAGEPA, pois conhece muito bem a forma de gerenciamento da Companhia e que novos rumos terá que tomar para enfrentar os novos tempos”, destacou Wilton.

Em conversa com a Assessoria do Stiupb, o candidato ao cargo disse que tem expectativa de vitória e que, chegando no Conselho, pretende sugerir que a Companhia se modernize: “Temos ainda procedimentos e técnicas nesta empresa dos anos 70. A Companhia precisa ser mais moderna, eficiente e melhorar sua capacidade produtiva”, destacou Neujanny.

Neujanny afirmou ainda que quer ser no Conselho uma voz dos trabalhadores: “Serei favorável à realização de concurso na CAGEPA e valorização da mão de obra qualificada, além da busca por melhorias na qualidade do local de trabalho, tendo como aliado nessa luta o nosso Stiupb”.

De acordo com o Edital, esse representante dos trabalhadores (empregado ativo), integrará o Conselho de Administração para cumprimento de mandato eletivo, que se encerrará na primeira Assembleia Geral Ordinária, em 2020.

A eleição acontecerá no dia 27 de dezembro, enquanto a apuração acontecerá no dia 02 de janeiro de 2019. Votarão todos os funcionários da ativa da Companhia, através de urnas que serão levadas a todo o Estado.

A participação de um servidor da CAGEPA neste Conselho é algo inédito na história da Companhia, como forma de aumentar ainda mais a sua transparência não apenas no seio da categoria, mas também perante a opinião pública.

 

Com Assessoria

porAutor

Veneziano se reúne com Cid Gomes e Randolfe Rodrigues para articular formação de bloco parlamentar no Senado

Veneziano com Cid Gomes e Randolfe Rodrigues.

O Deputado Federal e Senador eleito Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) se reuniu, nesta quarta-feira (12), com o Senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) e com o Senador reeleito Randolfe Rodrigues (REDE-AP), em Brasília. O objetivo foi discutir a articulação de um Bloco Parlamentar para atuação na próxima legislatura.

A tendência, de acordo com o parlamentar paraibano, é de que o Bloco seja forte e representativo, reunindo, em princípio, algo em torno de 15 parlamentares. Segundo Veneziano, o Bloco Parlamentar deverá contar com senadores do PSB, PDT, PPS e REDE.

Veneziano afirmou que o objetivo do Bloco será manter uma “unidade de propósitos”, atuando com uma oposição “forte, unida e responsável, sem agressões, mas com diálogo e a função de pensar o Brasil para o bem dos brasileiros”.

Ele destacou ainda que, após assumir o mandato no Senado Federal, no dia 1º de fevereiro, atuará “com o firme propósito de honrar os votos conferidos pelos paraibanos”, que o elegeram como o Senador mais votado no último pleito. E, para isso, colocar em prática o seu Plano de Metas, “que foi por nós discutido exaustivamente durante a campanha com os mais diversos segmentos da sociedade paraibana e com o povo em geral”.

Assessoria de Comunicação

Deputado Federal e Senador eleito

porAutor

Mulher faz convergência à esquerda e causa acidente no Centro comercial de Cajazeiras

Foi na manhã desta quarta-feira (12), por volta das 11hs45 minutos, uma mulher, que conduzia um veículo Ford Focus, de cor preta e placas: MNV-0304, inscrição de João Pessoa-PB, trafegava pela Avenida Padre Rolim, sentido Biblioteca Municipal à Catedral Nossa Senhora da Piedade, quando a mesma fez uma convergência à esquerda, para acessar à Rua Benedito Gomes de Souza e acabou colhendo violentamente uma motocicleta com dois ocupantes, que trafegavam no sentido oposto.

De acordo com depoimentos colhidos no local, a motorista do Focus,  não percebeu que seria imprudente realizar a manobra naquela via de grande fluxo e acabou causando o acidente.

O condutor da moto sofreu escoriações em uma das pernas, já uma jovem que seguia com carona na moto, além da queda, chorava muito e reclamava de fortes dores nas pernas.

Guarnições do 5º Batalhão de Trânsito foram acionadas – juntamente com viaturas do SAMU, para realizarem os primeiros atendimentos de praxe. Muitos curiosos pararam para ver o ocorrido deixando o trânsito naquele momento parcialmente lento.

 

Redação – fmrural.com.br

porAutor

Homem alvejado à bala em Cajazeiras não resiste e morre no HRC

Alfredo Alves da Silva.

Faleceu por voltas 04h30 dessa quarta-feira (12), no HRC, Alfredo Alves da Silva de 30 anos, vítima de disparos de arma de fogo, fato registrado no Bairro São Francisco em  Cajazeiras. O fato aconteceu na noite de terça-feira (11).

De acordo com os policiais, dois homens em uma motocicleta, abordaram a vítima na porta de casa, quando o passageiro da moto, possivelmente armado de pistola, efetuou vários disparos contra Alfredo, que foi atingido com pelo menos 05 tiros. Os tiros  atingiram as costas, braços e cabeça de Alfredo.

A polícia realizou diligências com o intuito de prender os autores, mas até o momento, sem êxito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, socorrendo a vítima, que deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras, onde faleceu durante a madrugada.

Durante o atendimento a PM foi acionada para comparecer ao HRC, devido um suposto homem ter entrado armado e procurava o eixo vermelho. A PM esteve no local, mas ninguém foi localizado.

 

Com informações e foto do blog Ângelo Lima

porAutor

Ex-candidato ao Governo da Paraíba pelo PSOL faz elogios a Ricardo Coutinho e aos militantes sociais. Veja!

O presidente do PSOL da Paraíba e ex-candidato a governador do Estado, Tárcio Teixeira, colocou o tom crítico e ácido de lado e elogiou o atual governador, Ricardo Coutinho (PSB), por ações recentes.

“Art. 1 º Todos os professores, estudantes e funcionários são livres para expressar seus pensamentos e suas opiniões no ambiente escolar das redes pública e privada de ensino da Paraíba”. (Lei estadual nª 11.230/2018).

Todos/as sabem a dureza da militância do PSOL na defesa dos seus ideais, seja nacionalmente ou aqui na Paraíba, nas críticas feitas ao atual governo ou para as velhas oligarquias derrotadas de forma explícita nas últimas eleições, mas aqui quero apenas parabenizar o Governador Ricardo Coutinho por duas ações da reta final do seu governo. Para não limitar nossas congratulações ao espaço institucional, parabenizo ainda o NEABI e o Religiões pela Democracia pelas ações relacionadas ao Dia dos Direitos Humanos.

Parabenizo o governador pela articulação, construção e aprovação da Lei Estadual nª 11.230/2018, que poderia facilmente ser chamada de Educação Livre e Democrática, não se fazem cidadãos pensantes sem o debate entre as diferenças e o reconhecimento dos avanços civilizatórios construídos pela Humanidade. Esta lei agora é parte de uma jornada democrática nacional que hoje (11/12/2018) tem mais uma vitória, o Projeto Escola Sem Partido (também conhecido como escola com mordaça) foi enterrado no Congresso Nacional para a atual legislatura.

A militância do PSOL esteve no Teatro Paulo Pontes para acompanhar a sanção da lei supracitada e para homenagem feita pelo Governo do Estado da Paraíba a três grandes e imprescindíveis mulheres: Elizabeth Teixeira, uma histórica lutadora da Reforma Agrária e da Liberdade; e Luiza Erundina e Marielle Franco (em memória), ambas militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Mais uma vez parabéns ao Governador Ricardo Coutinho, agora pelo reconhecimento da luta dessas mulheres.

Eu não poderia esquecer a belíssima atividade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba (NEABI), que ontem fez o lançamento do livro “UPP: A Redução da Favela a Três Letras”, de autoria da companheira Marielle Franco; e do Religiões pela Democracia, que hoje (11/12/2018), em parceria com o Centro de Educação da UFPB, homenageará Marielle Franco com placa na Praça do CE, que será chamada por nós de Praça Marielle Franco. Parabéns aos companheiros/as, ficamos felizes de saber que somos muitos/as e fortes nessa luta.

O próximo Presidente da República tem feito declarações no caminho contrário aos avanços civilizatórios acordados mundialmente e fincados na Declaração Universal dos Direitos Humanos após as barbaridades do Fascismo e da II Guerra Mundial. Os atos de ontem e hoje não foram abstratos, são ações concretos na defesa dos direitos, da vida, da liberdade e da democracia.

 

Tárcio Teixeira

Presidente do PSOL/PB

porAutor

Servidor da Prefeitura de Campina é preso usando cartão roubado de fiel durante evento religioso

Mais um nomeado sem concurso na Prefeitura de Campina é preso, usando cartão roubado de fiel durante evento religioso.

Depois do famoso caso de Romário Gomes Silveira, o ‘Romarinho’, que era servidor do Gabinete do Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, acusado e preso por assalto a bancos, atualmente foragido, no último dia (10), uma guarnição da Policia Militar da Paraíba prendeu mais um auxiliar do Prefeito, o servidor, via contrato de excepcional interesse público como auxiliar de serviços gerais na Secretária de Obras da cidade, Claudio Alves Batista.

Mais um nomeado sem concurso na Prefeitura de Campina é preso, usando cartão roubado de fiel durante evento religioso.

O caso se deu por prisão em flagrante delito de dois indivíduos que estavam realizando saques na Caixa Econômica Federal, com cartão de outra pessoa, que momentos antes havia sido furtada na Procissão de Nossa Senhora da Conceição, que culminou com celebração de Missa no Parque do Povo. Juntos com os dois indivíduos foi apreendida uma moto de placa OGB 9902, que estava em nome de um terceiro, que não foi identificado.

Cláudio ou Dinho, como é conhecido, é motorista do ex-vereador campinense e atual auxiliar de Romero, Peron Japiassu. Ele, como mostra no Sagres do TCE-PB, está lotado num cargo de confiança do Prefeito via Secretaria de Obras, ganhando a quantia mensal de R$ 954. Este é mais uma auxiliar de Romero que está envolvido em casos criminais.

Em agosto deste ano, uma operação do Grupo Tático do 10º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Campina Grande, conseguiu localizar parte de uma carga que foi roubada de uma transportadora e ainda apreender munições de fuzil calibre 7,62. O material foi localizado em poder de duas mulheres, uma delas era candidata a deputada estadual pelo PSDB, partido de Romero Rodrigues.

De forma rápida, as equipes se dirijam até  a Avenida Dinamérica, no bairro de mesmo nome. Foi na casa da ex-candidata a deputada estadual Valquíria Jane de Sena Silva, de 38 anos, que foi  encontrado mais material irregular. “Na casa de Vaquíria encontramos vários materiais, inclusive 62 munições de fuzil e 18 aparelhos de telefone celular, além de calçados e dinheiro” completou um coronel presente na atuação.

 

Jornalismo PBNEWS

 

porAutor

Justiça Federal na Paraíba entra na reta final da digitalização de processos em tramitação na 5ª Vara

Objetivo do órgão é digitalizar todos os autos físicos até agosto de 2019

Justiça Federal na Paraíba entra na reta final da digitalização de processos em tramitação na 5ª Vara.

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB)  está concluindo a digitalização de todos os processos físicos em tramitação na 5ª Vara Federal, em João Pessoa. Até agora, foram migradas para o sistema de Processos Judiciais Eletrônicos (PJe)  mais de  10 mil ações, e os trabalhos devem ser finalizados ainda neste mês. A partir de janeiro de 2019, serão digitalizados os processos das 1ª, 2ª, 3ª e 16ª Varas. A meta da JFPB é inserir no sistema PJe, até agosto de 2019, todos os autos físicos que tramitam no órgão.

Para o diretor de Secretaria da 5ª Vara Federal, Hélio Aquino, a medida significa a possibilidade de manter um trabalho  inteiramente virtual com as cerca de 30 mil execuções fiscais  ajuizadas e, principalmente, a eliminação do serviço com papel,  reduzindo o impacto ambiental e gerando economia para o Poder Judiciário. “Além disso, teremos mais rapidez  no andamento dos processos, uma vez que estes poderão ser movimentados em bloco, menos trabalho para os servidores, já que uma série de atos físicos deixa de existir, sem  esquecermos o benefício ao meio ambiente e à qualidade de vida”, declarou.

Segundo ele, a comodidade de acesso das partes ao processo também é outro ponto a ser considerado, pois não haverá a necessidade de os interessados se dirigirem ao Fórum para vista dos autos, havendo, inclusive, a possibilidade de realização dos atos processuais até o último minuto do dia, diminuindo o tempo de duração e tramitação da ação.

O diretor do Núcleo Judiciário da JFPB, Ricardo Correia, também ressaltou a importância do trabalho de digitalização, que proporcionou a devolução de várias estantes de guarda de processos físicos, ampliando a área de trabalho dos servidores. “O cartório da 5ª Vara está desobstruído. Praticamente, não existem mais processos físicos em tramitação. Os que ainda não foram digitalizados estão com outros órgãos públicos ou com advogados, por exemplo, e à medida que forem chegando à JFPB, serão inseridos no sistema PJe”, explicou.

Digitômetro

A JFPB criou uma ferramenta virtual de acompanhamento, em tempo real, da quantidade de folhas digitalizadas e processos migrados para o sistema PJe. Até agora, o Digitômetro contabiliza mais de 2,4 milhões de páginas e 14 mil processos físicos digitalizados. Os dados podem ser visualizados na página da Justiça Federal na Paraíba (www.jfpb.jus.br). Além da 5ª Vara Federal, já digitalizaram os processos físicos em tramitação: as 4ª e 10ª Varas, em Campina Grande; a 14ª, em Patos; a 11ª, em Monteiro.

Assessoria de Comunicação 
Justiça Federal na Paraíba – JFPB

porAutor

Iniciativa do governador Ricardo Coutinho é um marco em nome da resistência e da liberdade de expressão afirma Jeová

Deputado Jeová Campos e a deputada federal, Luiza Erundina.

“Essa iniciativa do governador Ricardo Coutinho é um exemplo, é um marco em nome da resistência, da liberdade de expressão, do reconhecimento da importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos que completa 70 anos. Homenagear pessoas compromissadas com a liberdade é um gesto de tanta importância que não encontro agora palavras para definir minha emoção neste momento”, disse o deputado estadual Jeová Campos (PSB). O parlamentar se referia ao evento que marcou a entrega da Medalha da Liberdade para a deputada federal Luiza Erundina, Elizabeth Teixeira e ainda, in memoriam, a Marielle Franco.

A honraria, instituída graças a uma iniciativa do chefe do executivo estadual da Paraíba, é destinada a homenagear indivíduos, instituições, entidades de representação, cujas ações ou trajetórias tenham resultado em contribuição relevante para a afirmação, a promoção e a defesa dos direitos humanos, da democracia e da liberdade. A solenidade de entrega da medalha foi realizada no Espaço Cultural, na noite desta segunda-feira (10) e se repetirá, anualmente. “Direitos humanos, esse talvez seja o tema mais atual da sociedade. Direitos humanos para aqueles humanos que não têm direitos, isso pressupõe liberdade, moradia, emprego, educação e, principalmente, respeito às condições de cidadania de cada um”, pontuou Ricardo Coutinho.

Para o deputado Jeová, essa iniciativa, justamente, no momento em que se vê o ressurgimento da violência, é muito significativa. “Reconhecer a luta de quem defende a liberdade de expressão, a igualdade de direitos, uma sociedade mais justa e fraterna, é sempre oportuno e salutar. De forma que parabenizo o governador por essa iniciativa que deveria ser seguida por outros estados, poderes e instituições”, destacou Jeová, que também fez um pronunciamento na manhã dessa terça-feira, durante a sessão plenária na ALPB.

 “Voltar à Paraíba para receber essa homenagem, me retoma um pouco o tempo que tive que sair daqui porque era perseguida pela ditadura e fui embora para São Paulo. Lá continuei minha luta em defesa dos mais humildes, pela reforma agrária e ainda hoje, infelizmente, nos deparamos com episódios onde trabalhadores rurais estão sendo assassinados de forma perversa, como ocorreu no último sábado, aqui na Paraíba. Dedico essa homenagem aos que não tiveram medo de lutar e reitero meu compromisso de continuar defendendo a liberdade e igualdade entre as pessoas”, disse a homenageada que foi entusiasticamente abraçada por Jeová.

Assessoria

porAutor

Senador Raimundo Lira é homenageado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal

O Senador Raimundo Lira (PSD-PB) foi homenageado nesta terça-feira (11) pelos membros da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado Federal. A homenagem foi prestada porque foi Lira o fundador da Comissão, quando exercia o seu primeiro mandato no Senado; e também pelo seu trabalho, nas oportunidades em que esteve na CAE, como presidente ou membro titular.

Na oportunidade, foi feita a aposição do retrato do Senador Raimundo Lira como fundador e primeiro Presidente da CAE. É que, além de fundador, Raimundo Lira foi eleito Presidente da Comissão para o primeiro biênio, entre 1989 e 1990; e depois, foi reeleito Presidente para um segundo mandato, de 1992 a 1993.

Nestes últimos quatro anos, após o seu retorno ao Senado Federal, Raimundo Lira foi eleito Presidente interino, de dezembro de 2015 a março de 2016; e, também, eleito Vice-Presidente para o biênio 2015-2016.

Estavam presentes na homenagem o atual Presidente da CAE, Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o Vice-Presidente, Senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN), além dos Senadores Otto Alencar (PSD-BA), Roberto Rocha (PSDB-MA), Waldir Raupp (MDB-RO), Vicentinho Alves (PR-TO) e a Senadora Regina Sousa (PT-PI).

A CAE é composta por 27 Senadores titulares e 27 suplentes. Responsável por deliberar os Projetos de Lei que tratam de assuntos relacionados à economia, ela fiscaliza, discute e vota assuntos que dizem respeito às questões econômicas do País, além de escolher as autoridades diretoras de instituições econômicas, como o Banco Central.

Assessoria de Imprensa

Gabinete do Senador Raimundo Lira – PSD-PB

porAutor

Embrapa quer melhorar o perfil econômico do Nordeste

Entre os 10 estados mais pobres do Brasil pelo critério do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o IBGE, cinco estão no Nordeste. Pela ordem: Sergipe, Piauí, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Já pelo critério de rendimento real domiciliar abaixo de um mil reais por ano, a região também é muito tímida e tem cinco estados com menor renda. O Maranhão está no último lugar com um rendimento médio de R$ 710,00.
A Embrapa quer ajudar a melhorar essa estatística, alterando a dinâmica da economia da região, transferindo tecnologias e alcançando o maior número possível de produtores rurais. Um plano de desenvolvimento agropecuário para o Nordeste será construído e encaminhado à futura ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a pedido dela própria, quando participou em novembro último de uma reunião na sede da Embrapa, em Brasília, com os chefes de unidades da empresa.
Nesta quarta-feira 12, durante todo o dia, em Teresina, os chefes gerais das oito unidades da empresa no Nordeste vão se reunir, apresentar diagnósticos e sugerir projetos que possam mudar o perfil sócio-econômico da agropecuária nordestina. O encontro começa às 8 horas, na sede da Embrapa Meio-Norte. A unidade do Piauí vai apresentar a proposta do programa Aliança para a Inovação Tecnológica no Meio-Norte, reunindo oito projetos focando sistemas de produção nas áreas de caprino, ovinos, fruticultura, apicultura, manejo de solo e água.

Participam da reunião os chefes gerais Lucas Antônio de Sousa Leite – Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE); Liv Soares Severino – Algodão (Campina Grande/Pb); Marco Aurélio Delmondes Bonfim – Caprinos e Ovinos (Sobral/CE); Maria de Lourdes Brefin – Cocais (São Luís/MA); Luiz Fernando Leite – Meio-Norte (Teresina/PI); Alberto Duarte Vilarinhos – Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA); Pedro Carlos Gama da Silva – Semiárido (Petrolina/PE); e Marcelo Ferreira Fernandes –Tabuleiros Costeiros (Aracajú/SE).

Números do atraso

Mesmo com alguns avanços na produção de grãos, frutas e cana-de-açúcar pelo agronegócio, o atraso na agricultura da maioria dos estados nordestinos tem origem na própria realidade dos produtores. Segundo o Censo Agropecuário 2017, divulgado em julho último pelo IBGE, mostra o Piauí, por exemplo, não muito bem. Vejamos: 41,85% do produtor não sabe ler e nem escrever; e 32,14% têm mais de 60 anos, idade que já pesa negativamente na atividade. No uso de insumos modernos, apenas 1,6% aplicam calcário na correção do solo; e 0,91% fazem adubação química e orgânica. O censo mostra também a fragilidade em áreas de grande importância para o crescimento de qualquer sistema de produção agrícola: apenas 1,35% trabalham com irrigação e 96,56% não recebem assistência técnica.
Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
(86) 3198-0518
meio-norte.imprensa@embrapa.br