Escritório de Inovação da JFPB cria “robô” para facilitar juntada de documentos

porpjbarreto

Escritório de Inovação da JFPB cria “robô” para facilitar juntada de documentos

Sistema facilitará controle e organização de Avisos de Recebimento (ARs) dos Correios e Telégrafos em processos judiciais

O Escritório de Inovação (EI) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) desenvolveu um sistema automático (robô) que facilitará a juntada de Avisos de Recebimento (ARs) dos Correios e Telégrafos em documentos que integram os processos judiciais das Varas Federais. “Trata-se de uma plataforma que será utilizada, também, para automação de outras tarefas repetidas na JFPB e que, agora, passa por um período oficial de testes”, destacou o juiz federal diretor do Foro e coordenador do Escritório de Inovação, Bruno Teixeira de Paiva.

A iniciativa foi criada com base nas linguagens de computador javascript e python, com objetivo de operar no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) a partir de informações lançadas no próprio banco de dados. “É o início de um projeto que dará sustentação a outras ideias que facilitarão o dia a dia na JFPB”, declarou o diretor do Núcleo Judiciário e um dos coordenadores do Escritório de Inovação, Ricardo Correia. Segundo ele, o nome do “robô” será “Servidor Virtual 1”, abrindo espaço para a criação do conjunto de plataformas similares que terão componentes com nomes sequenciais, substituindo tarefas realizadas por servidores por automação.

Na prática, o “Servidor Virtual 1” otimizará o trabalho da Seção Judiciária paraibana através da automação de tarefas. Até então, por exemplo, as Varas Federais faziam o controle de Avisos de Recebimento manualmente. “Agora, será tudo mais rápido”, complementou Ricardo. De acordo com ele, o trabalho inovador teve apoio fundamental dos servidores Hugo Andrade, Ítalo Nóbrega e Luiz Linderman que compõem o EI.

O Escritório de Inovação da JFPB foi criado em 2019 com o objetivo de desenvolver soluções na área de Tecnologia da Informação (TI). É constituído por duas equipes: uma técnica, integrada por estagiários com formação em TI e Web Design; e outra de gestão, formada por servidores dos Núcleos Judiciário e de TI, da Seção de Comunicação Social, do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e das Varas Federais da Sede.

 

Assessoria de Comunicação 
Justiça Federal na Paraíba – JFPB

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta