Especialista alerta manifestações oculares como possíveis sintomas da covid-19

porpjbarreto

Especialista alerta manifestações oculares como possíveis sintomas da covid-19

Luiza Toscano, médica oftalmologista da Unimed João Pessoa, conta que olhos podem ser sintomas menos comuns da doença

Tosse, dor de cabeça, falta de ar. Esses são alguns sintomas da covid-19 conhecidos por todos. O vírus foi descoberto recentemente e, de acordo com estudos, também há outras formas de manifestação – uma delas é por meio dos olhos. Segundo a oftalmologista Luiza Toscano, médica cooperada da Unimed João Pessoa, os olhos podem desempenhar uma função importante na disseminação e prevenção da covid-19. Ela contou que já há relatos de conjuntivite causada pela doença. “Por meio de secreções oculares coletadas em pacientes foi possível comprovar que os olhos são sim canais de manifestação, apesar de pouco comum, do novo coronavírus. Além disso, já foram encontradas alterações na retina de alguns doentes”, explica a especialista.

De acordo com a médica, a primeira pessoa que alertou o público sobre a epidemia da covid-19 foi um oftalmologista, Dr. Li Wenliang, que, após sofrer represálias das autoridades chinesas, faleceu porque foi infectado pelo novo coronavírus. “Com o avanço da pandemia, haverá ainda mais pesquisas sobre a correlação entre os coronavírus humanos e os olhos. Com esse entendimento, vai ser possível orientar melhor sobre medidas de controle de infecção e também sobre a possibilidade do uso de tecidos oculares, e até mesmo lágrimas, como ferramenta diagnóstica”, explica Luiza.

Por isso, de acordo com ela, toda e qualquer alteração nos olhos pode indicar a presença do novo coronavírus. “Um dos sinais de alerta é a vermelhidão. Para reduzir o risco de contrair o vírus, além dos cuidados de higiene e limpeza amplamente divulgados nos meios de comunicação, evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas”, orientou a profissional.

Central Coronavírus – Neste período de pandemia, a Unimed João Pessoa oferece aos clientes um serviço exclusivo, a Central Coronavírus, direcionada aos clientes que apresentem algum sintoma da covid-19 ou que precisem esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto. O telefone para contato é o (83) 2106-0630. Além disso, a central também oferece apoio emocional aos beneficiários, basta escolher a opção 2. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, das 7h às 13h.

 

Assessoria

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta