Jeová vai pedir audiência com Governo, senadores e deputados para debater sobre HU em Cajazeiras

porpjbarreto

Jeová vai pedir audiência com Governo, senadores e deputados para debater sobre HU em Cajazeiras

A construção do Hospital Universitário do Sertão da Paraíba a ser edificado na cidade de Cajazeiras pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG foi tema de uma reunião do deputado estadual Jeová Campos (PSB); o diretor do campus de Cajazeiras, Dr. Antônio Fernandes; a diretoria do Hospital Dr. Júlio Maria Bandeira de Mello e representantes da sociedade civil organizada, na última quarta-feira (19), na Reitoria da Universidade. Em pauta estiveram os encaminhamentos a serem feitos para concretizar o equipamento, que está assegurado por meio de recursos de emendas parlamentares e prometido pelo governo federal desde 2014. Jeová disse ter saído “animado” do encontro. A deputada Dra. Paula e o deputado Júnior Araújo também participaram da reunião.

Jeová explicou que vai requerer uma audiência com o governador João Azêvedo, na presença também dos senadores e deputados federais da Paraíba para que ouçam o Fórum em defesa do HU do Sertão. Jeová salientou que esse será um hospital de alta complexidade que vai atender a população de cerca de 40 municípios do Vale do Piancó, sertão e o médio sertão. “Eu sai animado da reunião. Foi feito um encaminhamento. Esse fórum em defesa do HU, o Hospital Geral de Cajazeiras, é um grupo que luta por um equipamento que interessa a 40 municípios. Será um hospital que vai implantar a alta complexidade no sertão da Paraíba para tratar da cardiologia, hemodiálise, neurologia, da clínica geral, será fundamental para o estado, não só como um hospital que vai atender a população, mas um hospital que vai cumprir o papel de ser um hospital-escola para que os futuros médicos, enfermeiros, nutricionistas, tenham um laboratório próprio, adequado ao curso”, defendeu o parlamentar.

“O curso de Medicina é um curso muito complexo e você tem o curso da Santa Maria e da UFCG na região. Toda área de saúde precisa desse aparelho a serviço da população e da Academia. Indiquei um caminho, pedi uma audiência do fórum com o governador e nessa audiência convidarei todos os senadores e deputados federais e mostrarei que esse hospital é interesse não apenas de uma cidade”, disse Jeová Campos.

Para ele, já está no momento da Paraíba pensar em uma estrutura melhor de saúde para o sertão paraibano. Vidas correm riscos na estrada em função do tempo gasto e dos perigos de acidentes. “Não adianta a gente ficar nessa de levar paciente para Campina Grande. Muitos morrem na estrada. Tratar de um infarto, levando para João Pessoa é outro problema ainda maior. É preciso cuidar dessa estrutura nesse cantinho que é Cajazeiras que está a 500 quilômetros de João Pessoa. Vamos juntos que dará certo. Cajazeiras sempre vence seus desafios, toda classe politica e sociedade civil organizada, está junta nessa caminhada e isso será uma realidade”, concluiu o deputado, otimista.

Vale frisar que a edificação do hospital é uma luta da sociedade civil organizada desde 2014. Sua entrega foi, inclusive, anunciada em 2018, algo que não foi feito e o governo federal continua sem respostas para tal deliberação. Foram assegurados pelo governo federal, por meio de emendas parlamentares, no ano de 2019, R$ 25 milhões de reais. O Hospital Universitário será construído ao lado do Campus da UFCG em Cajazeiras, com capacidade de 200 leitos (145 gerais, 20 de UTI adulta, 15 de UTI pediátrica, 10 de UTI. neonatal e 10 de UCI), além de centro de imagens avançado; unidades de Patologia e Citopatologia; centro de hemodiálise com 20 leitos; centro de média e alta complexidade em nefrologia; serviço cardiovascular, entre outros.

Assessoria 

Sobre o Autor

pjbarreto editor

9 Comentários até agora

Roberval MoreiraPostado em3:59 am - fev 22, 2020

É isso mesmo deputado Jeová, quantos sertanejos já perderam suas vidas por não ter atendimento de saúde de média e alta complexidade, por exemplo se um sertanejo sofrer um infarto nenhum hospital hospital do sertão esta equipado para fazer cirurgia do coração, esse hospital vai beneficiar a uma grande população desde o sertão da Paraíba, cidades com Juazeiro do Norte, Crato, todas as cidades do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, isso num raio de 200 KM,, ou seja a uma população de mais de 3 milhões de habitantes.

Gorete AlmeidaPostado em4:47 am - fev 22, 2020

Importante obra para quatro estados, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, mais os três deputados tem que lutarem também para a viabilizar linhas aéreas para dar suporte para médicos de Campina Grande, João Pessoa Pessoa e Fortalece darem plantões no HUS.

Gorete AlmeidaPostado em4:47 am - fev 22, 2020

Importante obra para quatro estados, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, mais os três deputados tem que lutarem também para a viabilizar linhas aéreas para dar suporte para médicos de Campina Grande, João Pessoa sPessoa e Fortalece darem plantões no HUS.

Roberto GamachiPostado em4:50 am - fev 22, 2020

Vamos todos lutar pela obra do século de todo o sertão. da Paraíba o HUS.

Kelvin NogueiraPostado em7:34 pm - fev 22, 2020

Esse HUS, quando estiver funcionando, o seu orçamento anual será de aproximadamente 40 milhões de reais, só para os leitores do FM rural ter uma ideia esse orçamento do HUS, é quase vezes o orçamento anual da prefeitura de Cajazeiras.

Marcia GoesPostado em7:54 pm - fev 22, 2020

Eu moro em Juazeiro do Norte e esse Hospital estiver funcionando toda região do Cariri Cearense Cearense que somos aproximadamente 2 milhões de habitantes, se precisarmos de atendimento de media e alta complexidade na saúde vamos para Cajazeiras. Vamos torcer que essa grande obra sai do papel que é salvar vidas.

Aldo QueirozPostado em8:03 pm - fev 22, 2020

Vamos se unir para fortalecer o nosso sertão, HUS do sertão vai salvar muitas vidas. Vamos lutar políticos, e o povo em geral, Cajazeiras vamos mudar essa onda de ambulância levando pacientes para Campina Grande e João Pessoa.

Carlos AlbertoPostado em8:11 pm - fev 22, 2020

Quando este hospital univesitário do sertão estão estiver funcionando o sertão não sera mais o mesmo sera muito mais eficiente na assistência na saúde.

Tarcio SouzaPostado em9:21 pm - fev 23, 2020

Os deputados estaduais federais e senadores da Paraibanos tem urgentemente urgentemente agilizar essa grande obra, foi assim qe em menos de dois dois anos foi feito o. HU de Macapá que tem 300 leitos e e foi investido mais de 300 milhões de reais, teve a união de todos políticos do Amapá na construção desse, hospital e vais ser inaugurado no mês de maio de 2020, lá construção de HU do Amapá não teve tanta enrolação como a construção do HUS que faz oito anos na construção desse hospital, enquanto o. Amapá Amapá em dois anos se elaborou o projeto e a construção do hospital isso devido a determinação dos políticos do Amapá.

Deixe uma resposta