Carrapateira promoveu a XIII Mostra de Cultura durante festividades de emancipação política

porpjbarreto

Carrapateira promoveu a XIII Mostra de Cultura durante festividades de emancipação política

Numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Ação Social de Carrapateira, cidade localizada no Sertão paraibano, as duas pastas promoveram no último sábado (07/12), durante as festividades de comemoração alusiva dos 58 anos de emancipação política, na Praça Santo Afonso, a XIII Mostra de Cultura e, na oportunidade, além de temas como: (mundo lúdico), (fogo no mato, prejuízo de fato), (jogue lixo, no lixo), (sustentabilidade), (robótica), (tecnologia envolvente), (alimentação saudável), foi abordada também a chegada dos negros africanos ao Brasil.

No evento, a professora-mestra e historiadora Ana Tavares de França, juntamente com geógrafa Francisca Pereira da Silva, abordaram o preconceito racial; mostrando a importância do negro africano trazido para o Brasil. Muitos deles eram reis e rainhas em seus territórios de origem.

Com o tema: Raça Não Tem Cor, o referido evento mostrou aos alunos da Escola Municipal Galdino Antônio da Silva e, aos presentes, a valorosa contribuição cultural que o Brasil possui como herança dos negros, que tanto nos influencia até os dias atuais. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma gama de aspectos: dança, música, religião, culinária, idioma dentre tantos outros valores, tornando o povo brasileiro um dos mais ricos em sua diversidade cultural.

Vale ressaltar ainda, a elegância das mulheres na sociedade, fazendo um comparativo da época medieval com a atualidade. Podemos encontrar essa beleza presente nos rituais de crença religiosa das praticantes juremeiras, na Umbanda, ou no próprio Candomblé.

A cidade de Carrapateira proporcionou momentos inesquecíveis e grandiosos, para alunos e à comunidade que prestigiou a mostra de cultura.

Assessoria

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta