Será que o eleitor pode votar mesmo se não tiver feito biometria obrigatória?

porpjbarreto

Será que o eleitor pode votar mesmo se não tiver feito biometria obrigatória?

Se o eleitor não comparecer para a realização da biometria obrigatória em sua cidade, não poderá votar, uma vez que terá o título cancelado.

Se o eleitor não comparecer para a realização da biometria obrigatória em sua cidade, não poderá votar, uma vez que terá o título cancelado. Em consequência disso, o eleitor não consegue emitir passaporte e carteira de identidade. Se for funcionário público, não recebe o salário. Também não se matricula em instituições de ensino, já que, para isso, é necessário que esteja regular com a Justiça Eleitoral.

O Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro teve início em 2008, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo da Justiça Eleitoral é utilizar a tecnologia para proporcionar ainda mais segurança às eleições do país. A medida evita que uma pessoa se passe por outra no momento da votação.

No Brasil, nas Eleições de 2018, o número de eleitores aptos a votar foi de 147.306.275. Destes, 59,31% estavam aptos a votar com biometria. Na Paraíba, 2.867.649 eleitores estavam aptos a votar. 99,81% destes, com biometria. A biometria foi obrigatória nas Eleições de 2018 no estado da Paraíba.

Para saber se você está regular com a Justiça Eleitoral, clique na aba “Eleitor e eleições”. E depois em “Situação eleitoral”. Você poderá consultar pelo nome ou pelo título.

Assessoria de Imprensa – TRE-PB

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta