Clubes desistem de organizar a Copa do Sertão em 2019 e adiam projeto para o próximo ano

porpjbarreto

Clubes desistem de organizar a Copa do Sertão em 2019 e adiam projeto para o próximo ano

Ivan Barros, presidente do Crato e um dos idealizadores do torneio, confirma o cancelamento após as desistências de Atlético-PB e Barbalha, mas mantém a proposta viva para 2020

Projeto cancelado! Ainda não vai ser em 2019 que a Copa do Sertão – idealizada por clubes de Ceará, Paraíba e Pernambuco – vai estrear no calendário do futebol nordestino. A competição estava prevista para começar em novembro, mas, com as desistências de Atlético de Cajazeiras alegando falta de apoio e colaboração financeira e Barbalha, a organização optou por cancelar o torneio. A informação é de Ivan Barros, presidente do Crato e um dos membros organizadores.

Segundo o dirigente, o pouco tempo hábil para readequar as equipes dos interiores dos três estados participantes não seria suficiente para conseguir que a disputa fosse melhor organizada. Além disso, ele revelou que o motivo da saída do Barbalha foi a interdição do estádio do município cearense, que vai receber a Copa do Brasil e o Campeonato Cearense no ano que vem.

Estádio em Barbalha, o Inaldão, vai passar por uma reforma tendo em vista o Campeonato Cearense e Copa do Brasil — Foto: Ednardo Alves / TV Verdes Mares.

– Resolvemos adiar a competição por alguns motivos. O primeiro foi a desistência do Atlético de Cajazeiras. O segundo foi a saída do Barbalha, que não teria o seu estádio na Copa e, por isso, optou por não disputar. O terceiro motivo foi a remodelação dos grupos, não teríamos um bom tempo para realizar tudo isso num curto espaço de tempo – disse Ivan Barros.

A iniciativa foi dos representantes dos clubes do interior do Ceará, mas rapidamente ganhou o apoio de vários outros dirigentes de outros estados. Entre os cearenses, estavam Barbalha, Campo Grande-CE, Guarani de Juazeiro e Crato; os paraibanos eram Atlético de Cajazeiras e Sousa; além dos pernambucanos Salgueiro e Serra Talhada.

Ederson Araújo já foi confirmado como técnico do Atlético-PB, mas o clube desistiu de disputar a Copa do Sertão — Foto: Reprodução / TV Paraíba.

A princípio, a Copa do Sertão teria início no dia 12 de outubro, mas foi adiada para o início de novembro. No entanto, nesta semana, tanto o Barbalha quanto o Atlético-PB anunciaram que não iriam disputar a competição.

Apesar do cancelamento em 2019, Ivan Barros adiantou que o projeto segue em pauta e que deve sim acontecer no ano que vem. Inclusive, o dirigente garante que espera mais clubes do interior para a disputa em 2020.

– Nós, presidentes dos clubes, mantivemos o nosso grupo com o objetivo de fazer a competição no ano que vem. Vamos deixar agendada de outubro a dezembro de 2020. Vamos realizar a Copa!

Diante do cancelamento, os clubes agora não têm mais calendário oficial no ano de 2019. Os próximos desafios das equipes são os estaduais em 2020.

Com Globo Esporte-PB

Sobre o Autor

pjbarreto editor

Deixe uma resposta